Globo oferece “dia de patroa” para empregadas domésticas e gera repúdio nas redes sociais

Quadro foi lançado pelo programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. No Twitter e Facebook, usuários criticam a iniciativa da TV Globo: “‘Dê um dia de patroa a sua empregada.’ Acho que dar 365...

958 0

Quadro foi lançado pelo programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. No Twitter e Facebook, usuários criticam a iniciativa da TV Globo: “‘Dê um dia de patroa a sua empregada.’ Acho que dar 365 dias de CLT é mais negócio!”

Por Redação

O servilismo e segregação embutidos nas relações entre patrões e empregadas domésticas no Brasil voltaram a ser discutidos massivamente desde que foi lançado o filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert. Coincidentemente ou não, há dois dias, o programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga na Rede Globo, lançou o quadro “Dia de patroa”, ignorando totalmente as reflexões propostas há anos por movimentos sociais e endossadas pelo longa acerca do trabalho doméstico remunerado. A iniciativa acabou gerando manifestações de repúdio nas redes sociais.

“No Mais Você, as empregadas domésticas de qualquer lugar do Brasil podem receber uma surpresa no meio do expediente. As sortudas vão largar tudo que estiverem fazendo para viver um ‘Dia de Patroa'”, informa a descrição do concurso, criado, segundo a emissora, para “homenagear” as trabalhadoras domésticas. Uma rápida busca na internet mostra que a “atração” global não é recente: em 2012 ela já existia.

No Twitter e Facebook, houve uma chuva de comentários críticos à iniciativa:

Rede Globo sendo Rede Globo.

Posted by Rafucko on Terça, 22 de setembro de 2015

(Foto: Divulgação)



No artigo

x