Uma nova boneca quer ensinar menstruação para meninas

A boneca Lammily quer ensinar meninas sobre menstruação, ao invés de tratar o assunto como algo sujo ou que não deva ser conversado. Além do brinquedo, um panfleto educativo sobre o ciclo menstrual, um...

771 0

A boneca Lammily quer ensinar meninas sobre menstruação, ao invés de tratar o assunto como algo sujo ou que não deva ser conversado. Além do brinquedo, um panfleto educativo sobre o ciclo menstrual, um par de calças para ela, 18 absorventes reutilizáveis coloridos, adesivos e calendários formam o kit “Festa da Menstruação”

Por Artur Francischi, em Prosa Livre

Uma nova boneca quer ensinar meninas sobre menstruação, ao invés de tratar o assunto como algo sujo ou que não deva ser conversado. E se você acha que o tema não gera repulsa em muita gente, basta lembrar do episódio envolvendo Rupi Kaur, uma estudante que postou uma foto sua menstruada no Instagram, e que teve a imagem removida da rede social.

E no que depender de Nickolay Lamm, as garotas aprenderão muito sobre sua menstruação com sua boneca Lammily. Além do brinquedo, um panfleto educativo sobre o ciclo menstrual, um par de calças para ela, 18 absorventes reutilizáveis coloridos, adesivos e calendários formam o kit “Festa da Menstruação” (“Period Party”, em inglês).

Panfleto de acompanha a boneca (Imagem: Reprodução)
Panfleto de acompanha a boneca (Imagem: Reprodução)

“Acho que a ‘Festa da Menstruação’ da Lammily pode introduzir menstruação às meninas de uma forma divertida e tranquila, dando aos pais uma ferramenta muito útil”, explica o criador da boneca ao Mic. “O que pode ser mais tranquilo do que uma boneca menstruando?” A publicação explica que o brinquedo não sangra, mas o objetivo principal é fácil de entender.

Menstruação é algo natural, mas é dificilmente tratada dessa maneira. E jovens meninas que ainda não passaram por isso podem ficar confusas ou com medo de menstruarem, como foi o caso da atriz Jessica Biel, que está lançando uma série de vídeos para ensinar educação sexual para mulheres. “Eu estava numa peça da escola, vestindo uma barba cinza e um absorvente do tamanho de um skate e pensando ‘o que está acontecendo comigo?’”.

Por 10 dólares, os pais podem encomendar a boneca Lammily, uma forma lúdica de ensinar às meninas sobre o que acontece com seus corpos, de forma que a menstruação deixe de ser considerada algo nojento. Objetivo parecido teve a americana Kiran Gandhi, que correu a maratona de Londres deste ano menstruada e sem absorvente. “É opressor fazer alguém não poder falar sobre seu próprio corpo”, afirmou a atleta à Cosmopolitan. “Ao estabelecer como norma ter vergonha da menstruação, as sociedades preveniram efetivamente a habilidade de criar um vínculo sobre uma experiência que 50% da população mundial compartilha mensalmente”.

“É algo que acontece na vida real. Queríamos colocar isso na boneca, para que não seja algo que dê medo”, contou o Nickolay Lamm ao site da revista TIME. Desta forma, meninas aprendem bem cedo como isso acontece com seus corpos, para que não tenham medo de um processo normal. “Se não fosse pela menstruação, eu nem estaria vivo hoje! Então por que não celebrá-la? Por que não torná-la algo aceitável como qualquer outra função corporal?”, indagou o criador da Lammily, que no ano passado fez o brinquedo com as medidas de um corpo igual ao de qualquer mulher, dando ainda a opção de acrescentar acne, celulite, estrias e cicatrizes à boneca.

“Eu não acho que algo vital para a vida e saúde da mulher, como a menstruação, deva ser vista como algo embaraçoso, de forma alguma”, concluiu Lamm para o Mic.

Foto de capa: Reprodução / Facebook



No artigo

x