Com chave de braço, policial branco agride aluna negra em escola nos EUA

Estudantes gravaram pelo celular a cena de extrema violência ocorrida em uma sala de ensino médio na Carolina do Norte, quando um policial deu uma chave de braço e arrastou uma aluna negra depois que ela havia se recusado a deixar a sala. "Aparentemente,...

1037 0

Estudantes gravaram pelo celular a cena de extrema violência ocorrida em uma sala de ensino médio na Carolina do Norte, quando um policial deu uma chave de braço e arrastou uma aluna negra depois que ela havia se recusado a deixar a sala. “Aparentemente, estava mascando um chiclete”, disse um colega de sala pelo Twitter; assista

Por Redação

Em mais um caso evidente de abuso e truculência, uma ação da polícia norte-americana gerou revolta nas redes sociais por conta de um vídeo que mostra um policial branco agredindo, de forma desproporcional, uma adolescente negra do ensino médio de uma escola da Carolina do Sul. O episódio aconteceu na última segunda-feira (26) e internautas criaram a hashtag #AssaultAtSpringValleyHigh – em referência ao nome da escola – para expressar sua indignação em relação ao caso.

Nas imagens, é possível ver o agente conversando rapidamente com a garota – que não oferece resistência – para, em seguida, aplicar nela uma “chave de braço” e arrastá-la pelo chão da sala.

Até agora a polícia não deu explicações que justifiquem a atitude. De acordo com o porta-voz do Departamento de Polícia do Condado de Richland, o agente agrediu a garota pois ela teria se recusado a deixar a sala. Os motivos pelos quais a professora e o policial queriam que a aluna saísse da classe não foram informados.

A assessoria de comunicação da polícia informou, ainda, que o agente ficará afastado até que se conclua uma investigação interna em relação ao ocorrido.

De acordo com relatos de colegas de sala da garota, ela não tomou nenhuma atitude que justificasse a ação e a única coisa que estaria incomodando a professora seria sua “falta de participação”. Pelo Twitter, um dos alunos que estava na sala no momento em que o vídeo foi gravado disse que a garota estava quieta e, aparentemente, mascando um chiclete.

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O caso surge pouco tempo depois de outro episódio de violência policial contra crianças ou adolescentes em dependências escolares. Em agosto, circulou nas redes o vídeo que mostra um policial mantendo um menino de apenas 8 anos algemado. O garoto sofria de hiperatividade e déficit de atenção e o agente teria o algemado por conta do seu “comportamento inadequado”

Foto: Reprodução/Youtube

 



No artigo

x