Governo anuncia energia mais barata a partir de março

De acordo com o ministro de Minas e Energia, o custo extra de energia será reduzido em março e extinto em abril por conta desligamento de usinas térmicas, fazendo a bandeira tarifária vermelha ir...

1013 0

De acordo com o ministro de Minas e Energia, o custo extra de energia será reduzido em março e extinto em abril por conta desligamento de usinas térmicas, fazendo a bandeira tarifária vermelha ir para amarela já no próximo mês

Por Redação

A conta de luz ficará mais barata a partir de março. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (25) pelo ministro de Minas e Energias, Eduardo Braga, que anunciou o desligamento de usinas térmicas equivalentes a 3 mil megawatts, o que acarretará no fim da cobrança extra, que atualmente, está na bandeira vermelha (R$3,0 extras por 100 kWh consumidos).

Com o desligamento, a cobrança extra passará da bandeira vermelha para a amarela (R$1,50 extras por 100 kWh consumidos) já em março. Em abril, quando mais térmicas serão desligadas, a bandeira ficará verde e não haverá mais taxa extra aos consumidores.

“Não teremos mais ônus de bandeira para o consumidor. A tarifa de energia elétrica está efetivamente no ciclo de viés de baixa”, afirmou o ministro em entrevista coletiva.

De acordo como Romeu Rufino, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fim da cobrança extra significará uma redução de 10% no valor total das tarifas.

Os motivos para o desligamento das térmicas e a consequente queda nas tarifas estão ligados, segundo o ministério, com a queda no consumo de energia, a operação de novas usinas e a melhora no nível dos reservatórios.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

 

 



No artigo

x