Oscar 2016 – confira análises e críticas dos filmes indicados

Uma lista de textos sobre filmes indicados à edição do Oscar deste ano e alguns que discutem o próprio caráter da premiação Por Redação...

1065 0

Uma lista de textos sobre filmes indicados à edição do Oscar deste ano e alguns que discutem o próprio caráter da premiação

Por Redação

Wall Street autoconsciente e cínica no filme “A Grande Aposta”

Desde os anos 1980 fundos de investimento de Wall Street apostam em Hollywood nos chamados estúdios independentes. Ironicamente, os mesmos estúdios que inventaram o subgênero “cinema da crise”, que desde o crash da bolha especulativa imobiliária de 2008 denunciam as “fraudes” e “mentiras” de Wall Street em diversos documentários e dramas ficcionais. O filme “A Grande Aposta”, indicado ao Oscar desse ano, é mais uma dessas produções supostamente críticas, mas ironicamente financiadas pelo próprio sistema que denuncia. Wall Street é autoconsciente e cínica ao financiar filmes como “A Grande Aposta”? Será que  toda “ganância é boa” ao ponto de o sistema financeiro lucrar com a própria denúncia de si mesmo?

http://www.revistaforum.com.br/cinegnose/2016/01/25/wall-street-autoconsciente-e-cinica-filme-grande-aposta/

Mad Max: Estrada da Fúria (Feminista)

Em geral, histórias sobre mulheres ou produzidas por mulheres são demarcadas por gênero, encaradas como obras de público alvo exclusivamente feminino. E personagens femininas normalmente não são admiradas por homens. Mad Max quebra essas duas barreiras comuns no cinema e grupos machistas ameaçaram boicote ao filme, alegando ser uma “propaganda feminista”.

http://www.revistaforum.com.br/2015/05/19/mad-max-estrada-da-furia-feminista/

“Os Oito Odiados” e a marca de Tarantino

Tarantino é uma marca, e ele sabe se vender. Mas em nenhum outro filme ele se mostra tão autoconsciente do reconhecimento do seu cinema. A Red Apple aqui é mencionada em diversas falas, quase como um merchandising para algo que não existe (ou para algo que existe: o próprio cinema de Tarantino).

http://www.revistaforum.com.br/milosmorpha/2016/01/14/os-oito-odiados-e-marca-de-tarantino/

Por que “O Regresso” é o favorito ao Oscar?

Com doze indicações para o Oscar 2016 com o filme “O Regresso”, mais uma vez o diretor Alejandro Iñarritu está no centro das atenções: se no ano passado com o premiado “Birdman” homenageou o verniz artístico de Hollywood (a Broadway), agora é a vez do diretor fazer um tributo aos elementos mais caros da propaganda da política externa dos EUA: o sobrevivencialismo como nova tradução do individualismo e o temor das investidas dos inimigos interno (o traidor) e externo (malditos franceses!). Mas em “O Regresso” esses elementos foram imersos em camadas de simbolismos místicos, xamânicos e religiosos que transformaram DiCaprio em um santo medieval atormentado por visões. Iñarritu prova ser um “insider” – parece saber como ninguém atingir os corações da Academia de Cinema.

http://www.revistaforum.com.br/cinegnose/2016/01/19/por-que-o-regresso-e-o-favorito-ao-oscar/

“Perdido em Marte”: o estranho filme destoante de Ridley Scott

Um filme que destoa do conjunto da obra de Ridley Scott – “Alien”, “Blade Runner”, “Prometheus” entre outros universos distópicos. “Perdido em Marte” é um sci fi estranhamente otimista sobre um astronauta deixado só numa missão no planeta vermelho após um acidente, à espera da morte. Mas ele é cientista e botânico com a determinação de um MacGyver ou de um John McClane de “Duro de Matar”, com suas principais armas: lonas e fitas de silver tape. Contando com o velho clichê do “nenhum americano será deixado para trás”, o filme parece uma grande peça de propaganda NASA/complexo militar americano.

http://www.revistaforum.com.br/cinegnose/2015/11/03/perdido-em-marte-o-estranho-filme-destoante-de-ridley-scott/

Cinco filmes estrangeiros (que não ganharam o Oscar) que você precisa ver

Eles não são convencionais. Não são americanos, não são campeões de bilheteria mundial, não ganharam o Oscar, e provavelmente você nunca ouviu falar deles. Conheça cinco filmes indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro que você precisa ver.

http://www.revistaforum.com.br/semanal/cinco-filmes-estrangeiros-que-nao-ganharam-o-oscar-que-voce-precisa-ver/

Do que um blockbuster precisa para vencer o Oscar

O site El Diario analisou os critérios usados pela Academia de Hollywood nos últimos 25 anos, onde se prefere o drama à ação e o riso fácil à ficção científica. Orçamentos milionários não garantem estatuetas no Oscar.

http://www.revistaforum.com.br/2016/02/28/blockbuster-vencedores-oscar/

Cinco filmes que mereciam o Oscar, mas não ganharam

Eles são aclamados pelo público e pela crítica, foram produzidos com técnicas brilhantes, têm atuações incríveis, mas isso não foi suficiente para obter a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

http://www.revistaforum.com.br/semanal/cinco-filmes-que-mereciam-o-oscar-mas-nao-ganharam/

A discriminação no Oscar vai além do racismo

Hollywood esconde um sistema arcaico que condena todas as minorias – ou maiorias – que não têm lugar no tradicional sonho americano.

http://www.revistaforum.com.br/2016/02/28/oscar-2106-discriminacao-racismo/

Cinco mulheres inspiradoras no Oscar 2016

Mesmo com os homens dominando a indústria cinematográfica, ainda há muitas mulheres inspiradoras envolvidas na premiação do Oscar deste ano; saiba mais sobre algumas delas.

http://www.revistaforum.com.br/2016/02/27/conheca-5-mulheres-inspiradoras-no-oscar-2016/

Leonardo DiCaprio: “Hollywood tem sido vergonhosamente racista com a população indígena dos Estados Unidos”

Favorito ao Oscar 2016 por O Regresso, ator criticou a forma como os nativos norte-americanos são representados nos filmes. “São tratados de  forma caricata como seres etéreos e espirituais”, disse.

http://www.revistaforum.com.br/2016/02/03/leonardo-dicaprio-hollywood-tem-sido-vergonhosamente-racista-com-a-populacao-indigena-dos-estados-unidos/



No artigo

x