As reivindicações mais bizarras da nova (ou velha) direita brasileira

No atual acirrado cenário político, surge entre a direita brasileira que pede o impeachment da presidenta Dilma Rousseff com reivindicações que, em qualquer outro momento, poderiam ser entendidas como brincadeira ou mera utopia. Enquanto...

1869 0

No atual acirrado cenário político, surge entre a direita brasileira que pede o impeachment da presidenta Dilma Rousseff com reivindicações que, em qualquer outro momento, poderiam ser entendidas como brincadeira ou mera utopia. Enquanto alguns protestam pelo direito de sonegar impostos, outros pedem o fim da “islamização do Brasil” ou ainda são contra as bicicletas  

Por Ivan Longo 

A própria reivindicação pelo impeachment, principal assunto no cenário político do país nos últimos meses, já pode, por si só, ser questionada pela suposta falta de crime de responsabilidade da presidenta no processo. A polarização entre os pró e contra governo que reuniu boa parte da direita brasileira nos últimos meses, no entanto, fez surgir entre ela pedidos e reivindicações ainda mais sem embasamento, contexto ou até mesmo sentido do que o próprio impeachment.

Fora do atual contexto, muitas dessas reivindicações poderiam até mesmo ser interpretadas como brincadeira, tais como aquelas que pedem a volta da monarquia ou o fim da “islamização” do Brasil.

Ainda que não tenham relação direta com o objetivo principal da oposição no país, que é a retirada do PT do governo, esses pedidos que soam absurdos surgem como anseios antes reprimidos que agora podem ser mais facilmente atendidos ou simplesmente compreendidos com uma eventual queda da presidenta.

Confira abaixo alguns dos pedidos mais “estranhos” que pegaram carona nas mobilizações contra o governo e o PT.

  • “Sonegação não é corrupção”

Desde os primeiros protestos da direita após a vitória de Dilma em 2014 as placas que reivindicam o ‘direito’ de sonegar impostos são cada vez mais recorrentes.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
sonegação2
Reprodução/Facebook
  • Pela monarquia no Brasil 

Na avenida Paulista, por mais de uma vez os “monarquistas” uniram-sem aos que simplesmente querem a troca da presidenta da República.

monarquista
Foto: Ivan Longo
  • Contra a “islamização” do Brasil

Na faculdade Mackenzie, em São Paulo, alguns alunos acreditam que o Brasil precisa fechar suas fronteiras contra o processo de “islamização” do país.

Foto: Jornalistas Livres
Foto: Jornalistas Livres
  • Contra as bicicletas 

Em cidade com prefeito petista, apoiar o uso de bicicletas virou coisa de “petralha”. Quem é pró-impeachment não gosta de bicicleta.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
  • “Não mexam nas reservas externas”

Para manifestantes acampados em frente a Fiesp, em São Paulo, o problema vai além da corrupção.

10703538_10201325119967078_5273363082324056846_n
Foto: Ivan Longo

 



No artigo

x