Após pressão, acaba o bloqueio do Facebook ao jornalista e escritor Fernando Morais

“não tenho mais idade nem paciência para censor. para evitar novos dissabores talvez eu tenha que seguir o conselho de amigos e começar a migrar do facebook para um blog”, comenta o autor Por Fernando...

893 0

“não tenho mais idade nem paciência para censor. para evitar novos dissabores talvez eu tenha que seguir o conselho de amigos e começar a migrar do facebook para um blog”, comenta o autor

Por Fernando Morais

sou, de novo, um branco forro.

acabo de ser alforriado pelo mark “arroto de fanta” zuckerberg.

a censura imposta desde domingo à noite ao foicebook foi suspensa há poucos minutos. por instância do keffin gracher, responsável pela comunicação digital do governo federal, um diretor do facebook me ligou para informar que a censura tinha sido imposta a partir de uma denúncia de postagem de nudez. respondi que eu não postei nada referente a nudez. ele explicou que o fato teria ocorrido no começo de 2015 e provavelmente terá sido provocado por um spam. a explicação não me convenceu, mas como se tratava de pessoa polida e gentil – e como, na verdade, eu estava mesmo interessado era em poder voltar ao ar – aceitei assim mesmo.

a revogação da censura é, estou certo, resultado da gritaria feita aqui mesmo, no facebook. não fosse isso, eu iria penar um mês de silêncio obsequioso.

não dá para agradecer a todos, um por um, que me estenderam a mão. mas não posso deixar de beijar o anel dos dois primeiros a abrirem suas páginas para mim, os jornalistas lucas figueredo e renato rovai, da revista fórum. além deles, ainda no domingo me procuraram o rogério sotilli, secretario de direitos humanos do governo federal, e o advogado samuel mac dowell de figueiredo, que se ofereceu, pro bono, para acionar o facebook na justiça federal, por infringir a constituição brasileira.

por último, mas não por menos importante: o episódio encheu muito o meu saco. convivi com a censura da noite de 13 de dezembro de 1968, quando foi editado o ato-5, até o dia 2 de junho de 1976, quando os censores deixaram as redações da grande imprensa. não tenho mais idade nem paciência para censor. para evitar novos dissabores talvez eu tenha que seguir o conselho de amigos e começar a migrar do facebook para um blog.
obrigadíssimo a todos.

ps.: só para não esquecer. a família marinho e as organizações globo são inimigas do brasil e dos brasileiros e assim devem ser tratadas.



No artigo

x