Castelo e Temer, 52 anos depois

Equipe apresentada por Temer mostra semelhança com a imagem da posse do Marechal Castelo Branco, que tomou o poder com o golpe militar de 1964. Não há qualquer mulher ou negro no novo grupo; apenas homens brancos e ricos.

2772 1

Equipe apresentada por Temer mostra semelhança com a imagem da posse do Marechal Castelo Branco, que tomou o poder com o golpe militar de 1964. Não há qualquer mulher ou negro no novo grupo; apenas homens brancos e ricos 

Por Redação

Após a posse do presidente interino Michel Temer, realizada ontem (12), a internet foi palco de inúmeros protestos contra o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff do cargo. O internauta Weber Sutti foi um dos que manifestaram sua indignação. Ele publicou uma foto do momento em que Temer apresentava seus ministros e a comparou com a posse do Marechal Castelo Branco, que, em 1964, se tornou o primeiro presidente do regime militar, com a derrubada de João Goulart.

A falta de diversidade na equipe do peemedebista foi bastante comentada nas redes. Não há sequer uma mulher entre os ministros, diferentemente do mandato de Dilma, que nomeou 15 mulheres para o comando das pastas. O novo grupo também excluiu qualquer representante negro. O fim do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, do Ministério da Cultura e da Controladoria-Geral da União (CGU) foram outras atitudes polêmicas.

Foto de capa: Reprodução/Facebook



No artigo

1 comment

  1. Jesulino Alves Responder

    O Estado Mínimo, Teocrático e Conservador no Lugar do Estado Democrático de Direito.
    Ao ver a foto na Rede Brasil Atual, onde o Aécio Neves abraça Temer sorridente e tenta conter o sorriso de contentamento, cercados pelos demais colarinhos brancos a sua volta, consegui ler nos semblantes, as sombras das oligarquias e uma fotocópia de um congresso conservador, manipulador e corporativista dentro de um palácio.
    Com apoio da grande imprensa, do judiciário, das classes média e alta e maioria na câmara e no senado, o tão sonhado estado mínimo defendido pelo Psdb e a direita parece ensaiar seus primeiros passos. Além disso ainda tem forte presença do estado teocrático que rompe com a constitucionalidade do estado laico. Até isso é ilegal neste episódio.
    Alias pelos discursos no congresso percebe-se que a teocracia muitas vezes ocupa o lugar da democracia e o velho capitalismo tenta renascer, condenando os programas sociais e privilegiando as classes abastadas. É a elite politica e midiática, ultra conservadora e neoliberal, com seu preconceito de classes, desigual, injusta e desumana se aproveitando da desestruturação da própria politica, das crises cíclicas do capitalismo predador e do povo politicamente inconsciente para chegar ao poder e impor seu domínio manipulador. Estamos em pleno retrocesso, e o prejuízo social será grande. A nossa única esperança é o tempo. Este poder só tem um ano e meio para criar uma nova velha cultura politica, que é pouco, porém nós também temos um ano e meio para preparar um novo projeto com a sociedade alternativa, que possa renascer para uma nova era e remover os escombros e entulhos que impedem que o progresso e a justiça social siga seu curso.
    #Jesulino


x