Conheça Joelma, uma transexual brasileira

Uma trajetória marcada por conflitos, luta contra o preconceito e pelo direito de viver sua identidade plenamente marcam o roteiro dos eventos que estão em cartaz na capital paulista Por Redação...

2266 0

Uma trajetória marcada por conflitos, luta contra o preconceito e pelo direito de viver sua identidade plenamente marcam o roteiro dos eventos que estão em cartaz na capital paulista

Por Redação

Uma vida de luta, conflitos, preconceito e injustiças. É assim que o diretor, autor, ator e performer Fabio Vidal define a trajetória de Joelma, uma das primeiras transexuais brasileiras, hoje com 71 anos de idade.

Nascido Joel na cidade de Ipiaú, na Bahia, quando jovem, enfrentou preconceito e conflitos familiares por conta da sua transexualidade, o que acabou motivando sua mudança para a cidade de São Paulo.

Na capital paulista, passou por cirurgias para redefinição de sexo, e a partir daí assumiu sua identidade feminina, e o nome Joelma. Após seu casamento, ela volta para Ipiaú e, tempos depois, um crime traz reviravoltas para sua vida.

Joelma, uma das primeiras transexuais do Brasil, hoje com 71 anos. Imagem: Vôo Filmes
Joelma, uma das primeiras transexuais do Brasil, hoje com 71 anos. Imagem: Vôo Filmes

A história de Joelma, que se tornou uma figura conhecida na Bahia, é marcada pela luta por sua identidade feminina, sempre cercada por religiosidade e misticismo, e sua encenação é um ato provocativo e denunciante do preconceito e da violência de gênero no Brasil.

Em cartaz na Caixa Cultural São Paulo até 29 de maio, a encenação usa de diversas linguagens para levar ao público as experiências fortes vividas por Joelma. Teatro, cinema, música e dança se unem a questões de sexualidade, religiosidade, identidade e preconceito nas performances de Fabio Vidal, co-dirigidas por Edson Bastos.

Fabio Vidal interpreta 'Joelma' - Imagem: Gabriel Trajano
Fabio Vidal interpreta ‘Joelma’ – Imagem: Gabriel Trajano

Além da peça e do curta-metragem, encenações e workshops garantem o aprofundamento das discussões sobre o tema da transexualidade, o trabalho audiovisual e a experiência de gestação de projetos culturais no Brasil, além de bate-papo com os autores-diretores.

Programe-se!

“Joelma”
Workshop Teatro Físico: 26/05, das 9h às 13h
Workshop Formatação e Gestão de Projetos Culturais:
26/05, das 14h às 18h
Exibição do Curta-metragem ‘Joelma’ e bate-papo com o diretor:
27/05, às 15h
Workshop Técnicas de Produção Audiovisual:
28/05, das 14h às 18h
Local: Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Entrada franca – Retirar ingressos na bilheteria.
Horário da Bilheteria: Ingressos a partir das 9h do dia do evento (limitado a um par por pessoa)



No artigo

x