Com bom humor, cientistas se mobilizam contra o fim do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Diversas manifestações em prol da volta do MCTI – fundido por Temer à pasta das Comunicações – aconteceram neste final de semana e várias outras estão marcadas para acontecer em todo o país; principais...

7686 0

Diversas manifestações em prol da volta do MCTI – fundido por Temer à pasta das Comunicações – aconteceram neste final de semana e várias outras estão marcadas para acontecer em todo o país; principais entidades da área já assinaram manifesto de repúdio ao governo interino

Por Redação

A comunidade científica brasileira, pesquisadores e população no geral iniciaram, na semana passada, uma série de mobilizações contra a extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promovida pelo presidente interino Michel Temer. Em meio ao seu desmonte ministerial, o governo interino fundiu a pasta ao ministério das Comunicações – atitude que, para entidades ligadas à área, representa um retrocesso.

“A junção dessas atividades díspares em um único ministério enfraqueceria o setor de ciência, tecnologia e inovação que, em outros países, ganha importância em uma economia mundial crescentemente baseada no conhecimento e é considerado o motor do desenvolvimento. Europa, Estados Unidos, China, Coréia do Sul são alguns exemplos de países que, em época de crise, aumentam os investimentos em  P&D [pesquisa e desenvolvimento], pois consideram que essa é a melhor maneira de construir uma saída sustentável da crise”, diz um manifesto pela volta do ministério, divulgado há duas semanas, assinado por entidades como Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Mobilização de cientistas em Natal (RN). Foto: Eloisa Klein
Mobilização de cientistas em Natal (RN). Foto: Eloisa Klein

Na última quinta-feira (2), centenas de pessoas tomaram as ruas de Natal (RN) no “1º Ato pela Ciência Brasileira”. No sábado (4), foi a vez da comunidade científica carioca de se mobilizar contra a extinção da pasta no ato “Ciência na Praça”, realizada no Largo do Machado (RJ). Na manifestação, prevaleceu o bom humor para criticar as decisões do governo interino.

Mobilização no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Mobilização no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Outras manifestações ligadas ao tema estão marcadas para acontecer nos próximos dias. Neste domingo (5), paulistanos se manifestarão no vão livre do Masp, na avenida Paulista, no ato “Marcha pela Ciência”. Cariocas voltarão às ruas na segunda-feira (6), seguidos por manifestantes de Porto Alegre (RS), na terça-feira (7), e Belo Horizonte (MG), na quarta-feira (8).

A mobilização também está forte nas redes sociais. Com as hashtags #VoltaMCTI e #FicaMCTI, internautas postam artigos sobre a importância do ministério e dão informações sobre as mobilizações que estão em curso.

Até o momento, Temer não sinalizou qualquer possibilidade de recuo com relação à decisão, diferentemente do que aconteceu com o Ministério da Cultura, que resolveu retomar após a pressão de manifestantes – que seguem realizando ocupações por não concordarem com a composição do novo ministério.

 



No artigo

x