“Política é projeto coletivo”, diz Haddad em evento de elaboração de sua campanha à reeleição

Nesta quinta-feira (9), o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniu com a executiva do Partido dos Trabalhadores e com representantes da sociedade civil em evento aberto à população no auditório da Uninove, na Liberdade.

1629 0

Nesta quinta-feira (9), o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniu com a executiva do Partido dos Trabalhadores e com representantes da sociedade civil em evento aberto à população no auditório da Uninove, na Liberdade

Por Matheus Moreira

O auditório cheio, com todas os assentos ocupados e todos os espaços lotados por militantes dizia muito à respeito do  que aconteceria ali. Jovens e adultos estavam reunidos a convite do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, para a abertura do processo de elaboração do programa de campanha de sua reeleição.

Como em toda abertura e evento destinado à campanha, os pontos altos da gestão do prefeito foram ressaltados e relatados à exaustão: “precisaria de 3 dias para falar sobre tudo de bom que fizemos”, disse Chico Macena, Secretário de Governo.

Mobilidade urbana

No plano da mobilidade, o secretário de Fernando Haddad apontou as melhorias que a cidade de São Paulo apresentou para a população, da criação de ciclofaixas-vias à polêmica redução da velocidade máxima nas marginais.

Chico Macena apontou a superação da meta que previa a criação de 400km de ciclofaixas, ciclovias e faixas compartilhadas. De acordo com o secretário, a cidade dispõe atualmente de 412Km.

Quanto ao transporte público, Macena enfatizou a renovação da frota de ônibus da cidade, com veículos mais confortáveis, com wi-fi e ar condicionado, bem como a demarcação de mais de cerca de 502Km de faixas exclusivas.

Ainda de acordo com o secretário, a expansão do Bilhete Único com a criação do Bilhete Único Mensal e o Passe Livre de Estudante também foram grandes feitos para a metrópole. Juntos, os projetos atendem a cerca de 4,3 milhões de pessoas, 3,7 com o Bilhete Único e 637 mil com o Passe Livre. Quanto a gratuidade do idoso, a idade necessária passou de 65 para 60 anos.

Combate a corrupção

Outro ponto comentado durante o evento foi a criação da Controladoria Geral do Município, entendido pelo governo como um ganho para a cidade, uma vez que desde sua criação foi capaz de recuperar cerca de R$90 milhões para os cofres públicos. R$34 milhões foram apenas do escândalo de propinas do ISS, que resultou na demissão de funcionários e deu início a investigação de mais de 900 empresas pelo Ministério Público.

Foco na periferia

Ao assumir a palavra, o Fernando Haddad destacou as melhorias e investimentos nos setores sociais da população paulistana. Um dos projetos exaltados pelo prefeito e pelos representantes da executiva municipal foi a implantação de lâmpadas de led em bairros da cidade. Com um projeto audacioso, Haddad prevê a iluminação de toda São Paulo com lâmpadas de LED, gerando economia, maior iluminação e mais segurança. Heliópolis, na Zona Sul da cidade, se tornou o primeiro bairro integralmente iluminado com lâmpadas de LED e já apresenta economia na conta de luz.

Ao todo, a Parceria Público-Privada que promove a troca dos modelos antigos pelas novas lâmpadas já instalou mais de 53 mil pontos novos em toda a cidade, mas principalmente na periferia.

Além da iluminação, o Haddad também comentou a criação das 31 universidades UniCEU, que disponibilizam graduação gratuita nos cursos de Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia e Educação Física para um total de alunos que, de acordo com a prefeitura, já supera os números da Universidade de São Paulo.

Foto: Matheus Moreira



No artigo

x