Governo da Itália lança “bolsa família” para combate à pobreza

País lança iniciativa parecida com o modelo brasileiro; programa prevê a destinação de até 400 euros por família em situação de pobreza.

8898 0

País lança iniciativa parecida com o modelo brasileiro; programa prevê a destinação de até 400 euros por família em situação de pobreza

Por Redação

Na última terça-feira (19), o governo italiano, por meio do Ministério do Trabalho, lançou o programa Apoio para Inclusão Ativa. O projeto prevê a destinação de até 400 euros por família em situação de pobreza, o equivalente a 1.440 reais.

Cada membro do núcleo familiar receberá 80 euros, algo próximo a 288 reais, sempre respeitando o teto do programa. O acesso ao benefício é garantido para famílias com classificação ISEE (situação econômica equivalente) de até 3 mil euros e que possuam algum menor de idade, pessoa com deficiência ou mulher grávida.

Os beneficiados precisarão fazer parte de um programa de inserção social e trabalhista, de forma que se tornem aptos para deixar a situação em que vivem. As famílias também devem manter em dia os objetivos educacionais e relacionados à saúde, como garantir a frequência escolar e as vacinas indicadas pelo governo.

O programa deve beneficiar entre 180 e 220 mil núcleos familiares, algo entre 800 mil e 1 milhão de cidadãos. Atualmente, 4,5 milhões de pessoas estão em situação de extrema pobreza na Itália, índice mais alto desde 2005.



No artigo

x