Concurso no DF pede exame Papanicolau ou prova de virgindade para candidatas

Teste de virgindade para concurso do Corpo de Bombeiros deverá ser apresentado com assinatura, carimbo e CRM de um médico ginecologista.

4156 0

Teste de virgindade para concurso do Corpo de Bombeiros deverá ser apresentado com assinatura, carimbo e CRM de um médico ginecologista

Por Redação

O edital do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) está gerando críticas entre as candidatas. A seleção exige a colpocitologia oncótica, exame conhecido como Papanicolau, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero e HPV. De acordo com as regras, estariam dispensadas da obrigatoriedade do teste as mulheres que possuírem “hímen íntegro”.

Mas, para isso, elas precisariam apresentar um atestado de virgindade com assinatura, carimbo e CRM de um médico ginecologista. Para os homens, não há exigências similares para detectar o câncer na próstata, por exemplo, ou o próprio HPV.

Na opinião do consultor jurídico e membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da Ordem dos Advogados Brasil no DF (OAB/DF) Max Kolbe, esse tipo de imposição é inconstitucional por ofender os princípios da intimidade e dignidade humana, além de incentivar a desigualdade entre os gêneros.

* Com informações do Correio Braziliense

Foto: Portal Bombeiros DF



No artigo

x