Petição de Lula na ONU contra Sérgio Moro é destaque em grandes jornais do mundo

Ex-presidente reclamou no Comitê de Direitos Humanos que a operação Lava-Jato não vem sendo conduzida de forma imparcial.

4997 0

Ex-presidente reclamou no Comitê de Direitos Humanos que a operação Lava-Jato não vem sendo conduzida de forma imparcial

Por Redação

A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de protocolar uma petição contra o juiz Sergio Moro no Comitê de Direitos Humanos da ONU reverberou em grande parte da imprensa mundial. O documento foi entregue em Genebra, na Suíça, na última quinta-feira (28).

O jornal inglês The Guardian criticou as delações premiadas que acontecem no Brasil. “O juiz tem o poder de deter o suspeito indefinidamente até obter uma confissão e uma delação premiada. Claro que isso leva a condenações equivocadas baseadas nas confissões que o suspeito tem que fazer porque quer sair da prisão”, diz o texto.

Já o veículo econômico Financial Times destacou que “caso de direitos humanos do ex- presidente do Brasil procura colocar métodos dos promotores em julgamento”.

A Bloomber, por sua vez, lembrou que “a ONU pode fazer recomendações sobre o caso de Lula, aconselhando as autoridades brasileiras a rever e corrigir procedimentos, de acordo com os advogados”.

O documento entregue pelos advogados Geoffrey Robertson e Cristiano Zanin afirma que procura reparações para atos de Moro que “não podem ser satisfatoriamente corrigidos na legislação brasileira”.

Foto de Capa: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula



No artigo

x