Escondendo Dilma e enaltecendo seu governo, Temer cria site da presidência para estrangeiros

Recém-lançado, o site “BrazilGovNews”, totalmente em inglês, mais parece uma propaganda política do presidente interino, que é destaque em todas as notícias da plataforma. Diferentemente do site oficial da Presidência da República, o novo...

2459 0

Recém-lançado, o site “BrazilGovNews”, totalmente em inglês, mais parece uma propaganda política do presidente interino, que é destaque em todas as notícias da plataforma. Diferentemente do site oficial da Presidência da República, o novo site esconde Dilma (colocando apenas a biografia de Temer), dá destaque ao processo de impeachment e inclui nos tópicos programas sociais dos governos petistas, como Minha Casa Minha Vida, Prouni e Fies 

Por Redação 

O governo interino de Michel Temer lançou, no início deste mês, o site BrazilGovNews que, segundo a Secretaria de Comunicação, é “um portal de notícias e informações do governo do Brasil voltado ao público estrangeiro”.

Diferentemente do site oficial do Planalto, o site para estrangeiros conta apenas com a biografia de Temer. (Reprodução)
Diferentemente do site oficial do Planalto, o site para estrangeiros conta apenas com a biografia de Temer. (Reprodução)

Totalmente em inglês, o site mais parece uma plataforma de propaganda política do presidente interino, que é manchete e estampa as fotos da maior parte das notícias. Entre os tópicos da página, uma amigável biografia do interino. Diferentemente do site oficial da Presidência da República, não há qualquer dado ou informação à respeito da presidenta eleita Dilma Rousseff. No planalto.gov, há um tópico chamado “presidente interino”, onde se encontram informações sobre Temer, e outro chamado “presidenta afastada”, onde constam informações sobre Dilma.

Outra sessão do portal que chama a atenção é a “Social Programs”. Nela, são listados os principais programas sociais e de transferência de renda que foram criados por governos petistas como se fossem feitos do governo provisório. O texto de apresentação enaltece o Sistema Unificado de Sáude (SUS), o programa Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Prouni, o Luz para Todos, entre outros.

Sessão do site que enaltece programas sociais criados por Lula e Dilma. (Reprodução)
Sessão do site que enaltece programas sociais criados por Lula e Dilma. (Reprodução)

O site não conta, no entanto, o que o presidente interino realmente acha desses programas. Temer, em entrevistas e através de seus ministros, já sinalizou que pretende acabar com o SUS e que vai paralisar o programa Mais Médicos. O presidente provisório já, inclusive, suspendeu novas contratações do Minha Casa Minha vida e vagas do Prouni e Fies.

Nas redes sociais o site tem pouca repercussão. A página do BrazilGovNews no Facebook tem pouco mais de 6 mil seguidores e as publicações não alcançam mais de 10 curtidas e dificilmente há comentários ou compartilhamentos.



No artigo

x