Cinco filmes para entender melhor o Carandiru que estão disponíveis no Youtube

A Casa de Detenção de São Paulo, conhecida pela população como Carandiru, foi um presídio localizado na zona norte de São Paulo. Criado em 1920, chegou a ser considerado a maior cadeia da América...

8534 0

A Casa de Detenção de São Paulo, conhecida pela população como Carandiru, foi um presídio localizado na zona norte de São Paulo. Criado em 1920, chegou a ser considerado a maior cadeia da América Latina. Na semana que a Justiça anulou a condenação dos policiais responsáveis pelo massacre de 1992, a Fórum levanta alguns dos principais filmes sobre o presídio. Confira

Por Redação

A Casa de Detenção de São Paulo, conhecida pela população como Carandiru, foi um presídio localizado na zona norte de São Paulo. Criado em 1920, chegou a ser considerado a maior cadeia da América Latina. Muitos livros, filmes de ficção e documentários foram produzidos para a população tentar entender melhor a realidade do presídio.

Em 1992, um episódio que ficou conhecido como Massacre do Carandiru entrou para a história da cidade de São Paulo. No dia 2 outubro, depois do início de uma rebelião no Pavilhão 9, diversas tropas de elite da Polícia Militar, comandada pelo coronel Ubiratan Guimarães, entraram no prédio e mataram ao menos 111 presos.

O Pavilhão 9 abrigava os chamados “primários”, presos que não tinham passagem pela polícia ou que ainda aguardavam julgamento.

Depois de passados 20 anos, a Justiça de São Paulo abriu o processo contra alguns dos policiais envolvidos e 73 PM’s foram condenados. Porém, nesta semana, Tribunal de Justiça de São Paulo anulou os quatro julgamentos que condenaram os policiais militares pelo Massacre do Carandiru. Os três desembargadores entenderam que não há elementos para mostrar quais foram os crimes cometidos por cada um dos agentes.

A decisão foi muto criticada por órgãos de defesa dos direitos humanos como Anistia Internacional, Humans Rigths Watch, Conectas, etc.

A Fórum fez uma lista com alguns dos principais filmes sobre o presídio que estão disponíveis integralmente no Youtube. Confira.

1 – Sobreviventes

Documentário produzido por alunos do curso de Jornalismo da PUC – Campinas conta a história de ex-presidiários que sobreviveram ao Massacre de 92.

 

2- Prisioneiro da Grade de Ferro

O “Prisioneiro da Grade de Ferro” é um documentário brasileiro de 2003 dirigido por Paulo Sacramento que distribuiu câmeras aos próprios presos para que eles mesmos mostrassem o cotidiano dentro da Casa de Detenção. Recebeu os prêmios de Melhor Documentário no Festival “É Tudo Verdade” na Competição Nacional e na Competição Internacional.

3 – Carandiru – O filme

Uma das superproduções mais famosas do cinema brasileiro, “Carandiru” é dirigido pelo cineasta Hector Babenco e possui um elenco de peso com Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Gero Camilo, Caio Blat, entre outros. Baseado no livro “Estação Carandiru”, de Dráuzio Varella, o filme conta a história do presídio antes e depois do Massacre de 1992.

4 – Deus e o Diabo em Cima da Muralha

O filme mostra  mostra como funcionava o presídio sob a ótica dos poucos funcionários que trabalhavam no Carandiru. O delicado equilíbrio das relações com os presos, as afinidades entre os empregados, momentos de tensão e até mesmo de felicidade: são histórias relatadas por ex-funcionários, entre eles, o médico Dráuzio Varela, autor do livro Estação Carandiru.

5 – Entre a Luz e a Sombra

Dirigido por Luciana Burlamaqui, o documentário investiga a violência e a natureza humana a partir da história de três personagens que tiveram seus destinos cruzados no complexo Carandiru. Uma atriz que dedica sua vida dando aulas de teatro para os presos, a dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru e um juiz que acredita em um meio de ressocialização para os encarcerados



No artigo

x