Em Curitiba, juristas participam de ato em defesa da Constituição e da democracia

O evento, que ocorre nesta quinta-feira (6), debaterá o funcionamento da justiça no Brasil, violações ao Estado Democrático de Direito, a criminalização dos movimentos sociais, a espetaculização da justiça e as relações...

1277 0

O evento, que ocorre nesta quinta-feira (6), debaterá o funcionamento da justiça no Brasil, violações ao Estado Democrático de Direito, a criminalização dos movimentos sociais, a espetaculização da justiça e as relações de trabalho neste contexto

Por Gibran Mendes

A defesa da Constituição e da Democracia é o grande mote de um ato que reunirá juristas de todo o Brasil nesta quinta-feira (6) em Curitiba. Cezar Britto, Wadih Damous e Eugênio Aragão são alguns dos nomes que virão até a capital paranaense para tratar de temas centrais no atual cenário jurídico e político pelo qual passa o Brasil.

O funcionamento da justiça no Brasil, violações ao Estado Democrático de Direito, a criminalização dos movimentos sociais, a espetaculização da justiça e as relações de trabalho neste contexto são alguns dos temas que serão abordados pelos cerca de 10 juristas que falarão no ato com diferentes enfoques.

O ato terá início às 18h30 no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Estamos falando de grampos em escritórios de advocacia, espetaculização do sistema judiciário, prisões preventivas que não terminam e uma série de outros aspectos podem levar o Brasil, dentro de pouco tempo, a consolidação de um regime de exceção que contraria diretamente os interesses públicos e o próprio Estado Democrático de Direito”, avalia o advogado Nasser Allan, um dos organizadores do ato.

O evento é realizado pelo coletivo Advogados pela Democracia com o apoio dos movimentos sociais e organizações que atuam em defesa da democracia. Entre eles a Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, Direitos pra Todxs, Terra de Direitos, Frente Brasil de Juristas pela Democracia, Instituto Democracia Popular (IDP)  e Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra).

Entre as presenças confirmadas estão o ex-presidente da OAB-RJ e deputado federal, Wadih Damous, o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Martins o ex-presidente da OAB, Cezar Britto, o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Reginaldo Melhado, o professor de direito da UFPR, Ricardo Pazello, o advogado e membro da Comissão Estadual da Verdade, Daniel Godoy, a desembargadora aposentada do TRT4 e professora da Unicamp, Magda Biavaschi e Isabel Cortes, que integra a Turma Especial de Graduação para Beneficiários da Reforma Agrária na UFPR.

Serviço: Ato em Defesa da Constituição e da Democracia
– Data: Quinta-feira, 6 de outubro
– Horário: 18h30
– Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba.
– Evento no Facebook.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil



No artigo

x