CUT/Vox Populi: Lula cresce e lidera disputa presidencial de 2018

Realizada após o primeiro turno das eleições municipais, pesquisa aponta o petista com 34% das intenções de voto.

2157 0

Realizada após o primeiro turno das eleições municipais, pesquisa aponta o petista com 34% das intenções de voto

Por Matheus Moreira

A mais recente pesquisa da CUT/Vox Populi, em sua 5ª edição, feita a partir de 2 mil entrevistas após o primeiro turno das eleições municipais, mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto na corrida presidencial de 2018, com 34% da preferência.

Em segundo lugar aparece Aécio Neves (PSDB), com 15%, seguido de Marina Silva (Rede), com 11%. Veja abaixo os resultados do levantamento.

Lula aparece à frente também nas intenções de voto espontâneo, ou seja, quando o candidato não é apresentado ao entrevistado e este está livre para nomear aquele no qual votaria.

Ao serem perguntados sobre quem teria sido o melhor presidente ou presidenta da República, 42% apontaram Lula, seguidos por 19% que disseram não saber avaliar e 12% que julgaram não ter havido sequer um bom presidente ou presidenta.

Além disso, 56% dos entrevistados – ante os 36% em abril – consideram que suas vidas melhoraram durante os governos de Lula e Dilma. Cerca de 28% apontaram que não houve melhora ou piora e 14% acharam que piorou.

Lava Jato

Sobre as investigações contra Lula, 95% dos entrevistados afirmaram estar cientes do indiciamento do ex-presidente. E 41% acreditam que os procuradores da Operação Lava Jato atacam Lula e petistas, mas deixam de lado políticos ligados ao PSDB e ao governo de Michel Temer.

Entre os entrevistados, 65% consideram errado os procuradores dizerem que têm convicções de que Lula cometeu crimes, sem conseguirem provar. E 29% disseram achar correta a acusação, mesmo sem provas.

Mais de 60% acreditam que Lula acertou mais do que errou durante seu governo, enquanto 31% pensam o oposto.

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula



No artigo

x