Postagem machista sobre Dia do Ginecologista provoca revolta nas redes

Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul (RS) publicou foto de uma mulher de pernas abertas acompanhada da frase: “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim, nós invejamos você”.

5109 0

Um perfil que usa o nome da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul (RS) publicou foto de uma mulher de pernas abertas acompanhada da frase: “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim, nós invejamos você”. Hospital publicou nota em que repudia a imagem e diz que página era falsa

A nota reproduzida pela Fórum abaixo, do jornal Sul 21, afirma que a página em questão, que publicou a imagem de cunho machista, pertencia ao hospital Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. A instituição, no entanto, emitiu uma nota oficial em que, além de repudiar a postagem, afirma que o perfil que a divulgou não pertence ao hospital – trata-se de um perfil fake.

Leia, ao final da matéria, a íntegra da nota da Santa Casa de Misericórdia.

 Por Jornal Sul 21

A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, localizada a cerca de 198 km da capital gaúcha, publicou em sua página no Facebook, neste domingo (30), uma postagem em comemoração ao Dia do Ginecologista em que aparece uma mulher de pernas abertas acompanhada da frase: “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim, nós invejamos você”.

A grande maioria dos comentários da postagem denunciava o cunho machista da postagem. Uma das leitoras escreveu: “Postagem completamente sem noção. Um desrespeito às mulheres que já sofrem tanta violência em mais diversos âmbitos, e a obstétrica é mais uma delas. Legitimar esse tipo de conduta é realmente lamentável. Tenho certeza que nenhuma de nós achou a postagem “engraçadinha”. Que triste realidade precisamos nos deparar diariamente…”

Outra internauta disse: “Estou chocada, indignada e horrorizada com esta postagem machista e misógina. Sofremos todos os dias com a violência, das mais diversas formas e como em tantos outros casos, parte de quem deveria cumprir o seu dever e obrigação de promover a saúde e o cuidado, de garantir que possamos acessar os nossos direitos com dignidade. Lamentável. A instituição tem a obrigação de se retratar com todas as mulheres”.

A postagem contava com dezenas de comentários e compartilhamentos, mas foi removida por volta das 12h.

NOTA OFICIAL
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO LOURENÇO DO SUL

A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, através de seu Corpo Diretivo, vem a público prestar informações acerca da matéria dedicada a “homenagem ao dia do ginecologista” publicada em 30/10/2016 em um perfil da página de relacionamentos Facebook que se apresenta com o nome desta Entidade:
1) O perfil responsável pela publicação em questão não pertence a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, em que pese se utilize do nome desta Instituição;
2) A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul REPUDIA os termos da referida publicação pelo seu conteúdo;
3) A Direção da Santa Casa de São Lourenço do Sul já encaminhou o caso às Autoridades competentes para a investigação e apuração das responsabilidades;
4) O link de acesso ao perfil oficial da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul é
https://www.facebook.com/santacasasls/



No artigo

x