Lançamento da Rede Fórum de jornalismo é neste sábado (3). Participe!

A atividade vai iniciar um ciclo de formação e articulação de estudantes, comunicadores populares, jornalistas, ativistas, entre outras pessoas, interessados em uma comunicação que faça o contraponto à mídia tradicional e esteja alinhada às...

899 0

A atividade vai iniciar um ciclo de formação e articulação de estudantes, comunicadores populares, jornalistas, ativistas, entre outras pessoas, interessados em uma comunicação que faça o contraponto à mídia tradicional e esteja alinhada às lutas populares e em defesa da democracia.

Da Revista Fórum

A Revista Fórum irá promover no sábado (3/12) um encontro para lançar a Rede Fórum de Jornalismo, em sua sede (Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista – São Paulo/SP).

A atividade vai iniciar um ciclo de formação e articulação de estudantes, comunicadores populares, jornalistas, ativistas, entre outras pessoas, interessados em uma comunicação que faça o contraponto à mídia tradicional e esteja alinhada às lutas populares e em defesa da democracia.

O evento vai debater o cenário atual do jornalismo, o novo ativismo que vem, inclusive transformando a forma de fazer jornalismo, e ainda as perspectivas das esquerdas. Para o editor e fundador da Fórum, Renato Rovai, “em poucos momentos da história foi tão importante fazer jornalismo no Brasil quanto agora. O lançamento desta rede tem dois grandes objetivos. O primeiro qualificar a ação dos que estão dispostos a atuar na mídia livre. O segundo, garantir mais gente produzindo boas reportagens e análises qualificadas para a Fórum e veículos parceiros”.

A entrada é gratuita, no entanto, é necessário fazer inscrição aqui.

Sobre a Rede
A atividade será uma espécie de aula inaugural do 1º Curso Fórum de Jornalismo. Contará com dois palestrantes que vão discorrer sobre dois temas atuais, e em seguida serão duas mesas-redondas. Ao final, uma desconferência vai dar início à formação da rede.

Os participantes serão convidados a participar do Curso que seguirá pelo primeiro semestre de 2017, como primeira ação da rede, com aulas à distância, atividades práticas e encontros presenciais.

Sobre a Fórum
A Revista Fórum nasceu em 2001, inspirada na primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Desde então vem fazendo jornalismo ao lado da luta democrática, dos movimentos, dos mais pobres, dos direitos humanos, das garantias individuais, das lutas de gênero, LGBTs, de todas as etnias e de todas as cores. Fórum hoje é um dos veículos mais importantes da mídia livre e faz um contraponto de fato à mídia tradicional.

PROGRAMAÇÃO

9h30
A perspectiva do jornalismo no cenário pós-industrial
Renato Rovai

11h
Redes, capital cognitivo e a circulação de informação
Sérgio Amadeu

Almoço: 12h30 às 13h30

13h30
Jornalismo e ativismo, com Ivana Bentes, Dennis de Oliveira e Luiz Carlos Azenha
Mediação: Adriana Delorenzo

15h
O cenário atual: desafios e perspectivas das esquerdas
Guilherme Boulos, Reginaldo Nasser, Rosane Borges e Gilberto Maringoni
Mediação: Maria Frô

16h30
Desconferência sobre a Rede Fórum de Jornalismo
Facilitadores: Ivan Longo e Monise Berno



No artigo

x