Datafolha: Lula lidera primeiro turno para Presidência em 2018 em todos os cenários

Os três potenciais candidatos do PSDB – Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra – não ganhariam em nenhum dos cenários analisados pela pesquisa, que mostrou também a liderança de Michel Temer no ranking de rejeição do eleitorado.

1489 0

Os três potenciais candidatos do PSDB – Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra – não ganhariam em nenhuma das simulações analisadas pela pesquisa, que mostrou também a liderança de Michel Temer no ranking de rejeição do eleitorado

Por Redação

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nas simulações de primeiro turno das eleições de 2018 para a Presidência da República em relação ao mesmo levantamento, feito no mês de julho.

Ele aparece na liderança em todos os cenários durante a primeira etapa da disputa. Contra Aécio Neves (PSDB), o petista tem 25% das intenções de voto, e o tucano, 11%. Contra Geraldo Alckmin (PSDB), ele apresenta 26% da preferência, e o governador de São Paulo, 8%. Contra José Serra (PSDB), Lula responde por 25% do eleitorado, enquanto seu oponente tem 9% do total.

No segundo turno, Lula também venceria em todas as simulações, com exceção da disputa com Marina Silva, uma vez que a ex-senadora tem 43% e o petista, 34%. Sobre os rivais tucanos, ela abre larga vantagem, de pelo menos 20 pontos percentuais. Os três potenciais candidatos do PSDB não ganhariam em nenhum dos cenários analisados pelo Datafolha.

O instituto também aponta que o presidente Michel Temer passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de rejeição para o primeiro turno das próximas eleições. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer passou de 29%, em julho, para 45%.

A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o nível de confiança atinge 95%.

Foto: Ricardo Stuckert



No artigo

x