48% dos homens consideram “desagradável” ou “humilhante” cuidar da casa, afirma pesquisa

Levantamento do Instituto Avon, em parceria com o Instituto Locomotiva, mostrou ainda que 27% dos entrevistados acreditam que a mulher pode ter culpa por ter sido estuprada.

1645 0

Levantamento do Instituto Avon, em parceria com o Instituto Locomotiva, mostrou ainda que 27% dos entrevistados acreditam que a mulher pode ter culpa por ter sido estuprada

Por Redação

De acordo com uma pesquisa do Instituto Avon, em parceria com o Instituto Locomotiva, 48% dos homens consideram “desagradável” ou “humilhante” cuidar da casa enquanto a companheira trabalha fora. O dado foi divulgado pelo levantamento O papel do homem na desconstrução do machismo, lançado neste mês após consultar 1.800 pessoas com mais de 16 anos, em 70 municípios do país.

O estudo traz ainda outras estatísticas sobre o comportamento dos brasileiros quando o assunto é a opressão às mulheres. Quase 80%, por exemplo, não interferem em briga de casal ou interferem apenas se houver algum tipo de violência extrema, e 61% consideram que a mulher que se deixou fotografar também tem culpa quando um homem compartilha suas imagens íntimas sem autorização. Além disso, 27% acreditam que, em alguns casos, a mulher também pode ter responsabilidade por ter sido estuprada.

O curioso é que, apesar de 87% concordarem que ao menos parte da população é machista, apenas 24% das pessoas se consideram machistas. A pesquisa revela ainda que 24% dos homens não têm coragem de defender as mulheres no meio de outros homens, e que boa parte diz que gostaria de não ser machista, mas não sabe bem como agir.

Confira o levantamento completo clicando aqui.

Foto de capa: Agência Brasil


No artigo

x