Governo brasileiro entrega a base de Alcântara para os EUA

O governo brasileiro, através de José Serra, ministro das Relações Exteriores, já está com a minuta de contrato pronto para entregar o acesso ao centro de lançamento da base de Alcântara. Devido à ameaça à soberania e às poucas garantias à indústria nacional, o...

5549 0

O governo brasileiro, através de José Serra, ministro das Relações Exteriores, já está com a minuta de contrato pronta para entregar o acesso ao centro de lançamento da base de Alcântara. Devido à ameaça à soberania e às poucas garantias à indústria nacional, o acordo havia sido enterrado pelo governo Lula ainda em seu primeiro mandato. 

Da redação com Informações do O Globo

O governo brasileiro, através de José Serra, ministro das Relações Exteriores, já está com a minuta de contrato pronto para entregar o acesso ao centro de lançamento da base de Alcântara — cobiçado por sua posição estratégica junto à Linha do Equador— aos EUA. Este será o primeiro de, provavelmente, muitos dos contratos a ser apresentado a Donald Trump. Devido à ameaça à soberania e às poucas garantias à indústria nacional, o acordo havia sido enterrado pelo governo Lula ainda em seu primeiro mandato.

“- Vamos tomar a iniciativa de propor a reabertura de negociação em torno de vários acordos e tratados que não se concretizaram. Um deles se refere à base de Alcântara. O assunto foi muito debatido no passado e, agora, vamos tentar uma parceria — revelou Serra.

O uso dos modernos sistemas espaciais dos Estados Unidos, jamais obtidos pela indústria nacional, porém, não significará transferência tecnológica ao setor privado brasileiro. Pelo contrário: para que a negociação avance, o Brasil terá que aprovar uma lei que indique de forma técnica e pormenorizada a proteção que será dada a todo componente tecnológico manipulado em solo brasileiro. Se parte das exigências dos EUA forem alteradas pelos parlamentares do Brasil, e as mesmas forem consideradas insatisfatórias pelos congressistas americanos, não tem negócio.”



No artigo

x