Pesquisa aponta que ‘saudade de Lula’ será componente eleitoral de 2018

Levantamento exclusivo feito para o jornal Valor Econômico identificou reiterados sinais de sentimento de nostalgia em relação à gestão de 2003 a 2010.

1309 0

Levantamento exclusivo feito para o jornal Valor Econômico identificou reiterados sinais de sentimento de nostalgia em relação à gestão de 2003 a 2010

Por Redação

Uma pesquisa exclusiva feita pela Ideia Inteligência para o jornal Valor Econômico mostra que o componente “saudade de Lula” pode influenciar a disputa pela presidência do país em 2018. O levantamento buscou entender o desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva em estudos quantitativos, mesmo sendo alvo de constantes ataques da mídia tradicional.

Uma pesquisa do Datafolha feita em dezembro, com 2.828 pessoas, mostrou que o petista é líder isolado em todos os cenários de primeiro turno. Agora, a Ideia Inteligência buscou explorar os argumentos e as justificativas de um grupo selecionado de eleitores que andam afastados do PT, mas declaram intenção de votar em Lula.

O levantamento identificou reiterados sinais de um sentimento de nostalgia em relação à sua gestão, de 2003 a 2010. Eleitores não ideológicos que estariam dispostos a orientar a escolha baseados em boas lembranças daquele governo, associadas, principalmente, a aspectos econômicos de quando Lula estava no poder.

Confira a reportagem completa aqui.

Foto: Ricardo Stuckert



No artigo

x