Glenn Greenwald derruba censura de Temer

The Intercept Brasil divulga conteúdo de conversa do celular de Marcela Temer que Temer tentou censurar. Confira Por Rodrigo Noel, colaborador da Rede Fórum...

2508 0

The Intercept Brasil divulga conteúdo de conversa do celular de Marcela Temer que Temer tentou censurar. Confira

Por Rodrigo Noel, colaborador da Rede Fórum

Na manhã desta segunda-feira (13) o governo de Michel Temer fez mais um ataque às liberdades fundamentais, a exemplo do que deseja fazer com o direito de greve dos trabalhadores. Através de uma liminar expedida pelo juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília, a pedido do Palácio do Planalto através do advogado e subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil Gustavo do Vale Rocha, o conteúdo de reportagens da Folha de S. Paulo e O Globo que citavam o caso de extorsão promovido por Silvonei de Jesus Souza a Marcela Temer foram retirados do ar sob pena de R$50.000 para o caso de divulgação do conteúdo, e R$500.000 por acesso aos sites e por edição vendida, para o caso dos conteúdos serem veiculados em suas versões impressas.

Em seu despacho, o juiz diz que “a inviolabilidade da intimidade tem resguardo legal claro”. Todo o conteúdo do iPhone e das contas de e-mail de Marcela Temer foram acessados e copiados pelo hacker. Silvonei cumpre pena de 5 anos e 10 meses em Tremembé (SP) por extorsão e estelionato.

Em artigo publicado pelo jornalista Glenn Greenwald no site The Intercept Brasil, ele afirma que “não há nada mais perigoso do que políticos e tribunais aliados para determinar o que jornais podem ou não publicar” e que fará “o possível para retificar esses ataques ao direito à informação”.

Vale ressaltar que a divulgação dos fatos aqui colocados não se fazem por algum acordo ou afinidade com a Folha e O Globo, dois grupos de comunicação que apoiaram e colaboraram com a ditadura civil-militar em nosso país (o grupo dos Civita até mesmo emprestava veículos ao regime para o transporte de presos políticos). Ambos os grupos são cúmplices da escalada repressiva em nosso país, nos mais diversos campos dos direitos democráticos, vide a ação impetrada pela associação dos jornalões em outubro/16 que visa coibir a livre ação de portais como BBC Brasil, El País Brasil, Deutsche Welle, o próprio The Intercept Brasil, que quebrou a censura, e tantos outros.

Confira as imagens e acesse aqui e aqui o conteúdo disponibilizado por The Intercept Brasil.

 



No artigo

x