Papa Francisco: “Mulher não existe para lavar a louça”

Na condição líder de uma instituição essencialmente machista, o Papa Francisco fez um discurso histórico, essa semana, defendendo a igualdade entre homens e mulheres. “A funcionalidade não é o objetivo da mulher” Por Redação*...

4828 0

Na condição líder de uma instituição essencialmente machista, o Papa Francisco fez um discurso histórico, essa semana, defendendo a igualdade entre homens e mulheres. “A funcionalidade não é o objetivo da mulher”

Por Redação*

Em uma missa celebrada nesta segunda-feira (13) na capela da Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco fez um discurso defendendo a igualdade entre homens e mulheres que pode ser considerado histórico, dado o ambiente essencialmente machista que é a instituição da igreja católica.

“Mulher não existe para lavar louça”, disse o pontífice.

De acordo com Francisco, o destino do homem e da mulher é ser “uma só carne”, em um claro recado de defesa à igualdade entre os gêneros. Ele ainda criticou a exploração de mulheres, sem especificar se referia-se à exploração comum do mercado de trabalho ou à exploração sexual.

“Explorar as pessoas é um crime que lesa a humanidade: é verdade. Mas explorar uma mulher é algo ainda pior: é destruir a harmonia que Deus quis dar ao mundo”.

Depois de uma longa fala, o líder religioso ainda concluiu afirmando: “A funcionalidade não é o objetivo da mulher. É verdade que a mulher deve fazer coisas e faz coisas, como todos nós fazemos. O objetivo da mulher é criar harmonia e sem a mulher não há harmonia no mundo”.

*Com informações da Rádio Vaticano



No artigo

x