UFABC cria vaquinha virtual para “imprimir” laboratório de tecnologias livres; colabore

Está aberta a campanha de financiamento coletivo do WikiLab, espaço de pesquisa que vai trabalhar com tecnologias livres e abertas, junto a comunidade hacker e do software livre, e aberto à sociedade civil. Construção...

954 0

Está aberta a campanha de financiamento coletivo do WikiLab, espaço de pesquisa que vai trabalhar com tecnologias livres e abertas, junto a comunidade hacker e do software livre, e aberto à sociedade civil. Construção será feita por meio de uma máquina CNC, que “imprime” chapas de madeira para serem montadas como um quebra-cabeças, e servirá de modelo para qualquer um que queria fazer construção de baixo custo

Por Ivan Longo

Começou esta semana, no Cartase, a campanha de financiamento coletivo do WikiLab da Universidade Federal do ABC (UFABC). Trata-se de um espaço que abrigará o Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC e a comunidade hacker do ABC com o intuito de promover softwares, pesquisas e tecnologia para a área de cultura e direitos humanos, aberto à sociedade civil. Em suma, será um local onde toda e qualquer pessoa que queira poderá aprender e produzir tecnologia.

O laboratório não será construído e, sim, “imprimido”. Isso quer dizer que a montagem não se dará pelos meios tradicionais da construção civil. Toda a estrutura será produzida com tecnologia livre através de uma máquina CNC – uma impressora 3d com cortadora a laser, que moldará chapas de madeira enumeradas que, depois, serão montadas como um quebra-cabeças. Os planos de estrutura das chapas são disponibilizados para download na internet pela comunidade global do WikiHouse para que qualquer pessoa produza construção de baixo custo.

O WikiLab da UFABC, de acordo com Yorik, um dos coordenadores do projeto, servirá de modelo para que outros laboratórios do tipo ou mesmo casas sejam construídos em diferentes locais do país e para inúmeras finalidades.

“Disponibilizaremos todas as etapas da construção e até mesmo as soluções e problemas que encontrarmos depois. Isso será um protótipo que servirá para outros laboratórios desse tipo, mais evoluídos, possam surgir depois”, afirmou.

“Vai ser um espaço onde a comunidade poderá se apropriar das instalações da universidade e aonde em conjunto com os pesquisadores e professores da universdiade, a comunidade hacker poderá produzir conhecimento e softwares que estarão disponíveis para qualquer cidadão”, afirmou, no vídeo de apresentação do projeto, um dos organizadores, Rodolfo Avelino.

A meta de arrecadação para viabilizar o projeto é de R$63 mil e as doações poderão ser feitas até o final de maio. Os colaboradores ganham brindes de acordo com o valor doado.

Saiba mais e doe para o projeto aqui.

Abaixo, assista ao vídeo de apresentação do WikiLab da UFABC.



No artigo

x