Integrantes do MST são feridos em emboscada no Norte de Minas

Quatro integrantes do Movimento dos Sem Terra foram feridas por fazendeiros numa emboscada, neste domingo (09), em Capitão Enéas, Norte de Minas. "Fomos convidados para ir à fazenda numa reunião. Ao chegar à cancela fomos recebidos a bala por cerca de dez jagunços. Eles...

540 0

Quatro integrantes do Movimento dos Sem Terra foram feridas por fazendeiros numa emboscada, neste domingo (09), em Capitão Enéas, Norte de Minas. “Fomos convidados para ir à fazenda numa reunião. Ao chegar à cancela fomos recebidos a bala por cerca de dez jagunços. Eles atiraram sem dó e nem piedade. Tinha crianças, idosos, gravidas”, relata uma das feridas.

Da Redação com Informações do Portal Webterra*

Quatro integrantes do Movimento dos Sem Terra foram feridas por fazendeiros numa emboscada, neste domingo (09), em Capitão Enéas, Norte de Minas. A PM de Montes Claros enviou reforço para a cidade para verificar a situação. O incidente foi na Fazenda Norte América.

Ainda no hospital, Géssica Gonçalves, uma das feridas, conta como tudo aconteceu:

“O Jackson, gerente da fazenda, por várias vezes foi ate nós para que pudéssemos ir a uma reunião na fazenda. Ele insistiu muito e nós aceitamos o convite. Hoje, éramos 300 famílias, fomos ate a sede por volta das 7h30. Ao chegar à cancela fomos recebidos a bala por cerca de dez jagunços. Eles atiraram sem dó e nem piedade. Tinha crianças, idosos, gravidas. Nós vimos o dono da fazenda no lugar. Pedimos pra não atirar. Abaixamos pra não sermos baleados. Eu levei um tiro que atravessou a minha perna. Agora estou aqui. Foram momentos de terror. Gritávamos por paz, queremos paz. Foi um verdadeiro golpe. O que era pra ser um encontro de paz virou um cenário de guerra. Foi uma covardia”, afirmou por telefone Géssica.

Géssica Thais Gonçalves Freitas e Fabrício Alvins Lima estão internados na Santa Casa e Hospital Nossa Senhora da Guia. Em estado grave, Vildomar Oliveira Gomes foi baleado no pescoço e encaminhado para a Santa Casa de Montes Claros, que informou que o estado de saúde dele é estável. Entre os feridos está também Gabriel Gonçalves, de dez anos que foi atingida de raspão no rosto, mas ainda se encontra com a família no assentamento.

A fazenda está ocupada desde o dia 16 de janeiro. À época da ocupação, o movimento divulgou que cerca de 150 famílias participavam da ação e afirmaram que a fazenda possui cerca de três mil hectares e pertenceria à Associação Educativa do Brasil (Soebras), que segundo eles, teria arrematado a fazenda em um leilão, devido a uma dívida da fazenda com um banco federal, que ainda não foi paga. A Soebras divulgou nota negando que ela ou os fundadores da associação sejam os proprietários da Fazenda Norte América e afirmou ainda que a fazenda possui convênio com a Soebras para as aulas práticas dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O atual dono da fazenda seria o empresário Leonardo Andrade, que ainda não foi localizado pelo Portal Webterra para se pronunciar sobre o caso.

*Com informações do Jornalista Netto Rodriguez, Direto de Capitão Enéas. 

Fotos de Netto Rodriguez



No artigo

x