Blog ‘Notícias da TV’ denuncia que helicópteros de emissoras derrubam balão para fabricar notícia

“Isso é que é produzir notícia, hein! Botaram fogo na casa”. Uma conversa de radiofrequência gravada há cerca de dois anos mostra que pilotos de helicópteros de diferentes emissoras derrubaram um balão propositalmente, em...

845 0

“Isso é que é produzir notícia, hein! Botaram fogo na casa”. Uma conversa de radiofrequência gravada há cerca de dois anos mostra que pilotos de helicópteros de diferentes emissoras derrubaram um balão propositalmente, em São Paulo, para fabricar uma notícia ao vivo na Record

Por Redação*

O “vale-tudo” pela audiência na televisão extrapola os limites do jornalismo e criam fatos em cima de riscos imensuráveis em busca do ineditismo. De acordo com o blog “Notícias da TV,” do UOL, quatro pilotos de helicóptero que prestam serviços a diferentes emissoras de TV – eles se intitulam como jornalistas – teriam derrubado um balão, na zona leste de São Paulo, para fabricar uma notícia ao vivo como se fosse um flagrante. A queda do balão chegou a causar um pequeno incêndio, que facilmente poderia atingir grandes proporções e provocar uma tragédia.

Gravações de radiofrequência dos helicópteros de cerca de dois anos atrás obtidas pelo blog resgitrou conversas entre os pilotos Uan Rocha, filho do famoso comandante Hamilton, Rafael Biazotti, Wilson Vilhena e um quarto piloto não identificado em que eles planejam e, depois de um tempo, finalmente, derrubam um balão. Uan, que deu a notícia ao vivo no programa “Balanço Geral”, da Record, trata o caso como se fosse um flagrante e ainda faz discursos contra a prática dos baloeiros.

“Soltaram um balão, ele acabou de subir e já perdeu sustentação. Está caindo próximo à continuação da Radial Leste, que é essa via que você vê no canto esquerdo da tela, Fabíola”, informa, ao vivo, o piloto da Record. A apresentadora, então, diz que a prática dos balões, além das enchentes e outros problemas urbanos, é mais um problema que o cidadão tem que enfrentar, ao que Uan completa: “Exatamente, você viu, o pessoal sofre com água, com enchente, com muro caindo e, agora, possivelmente, alguém vai sofrer com a queda desse balão”.

Depois de um tempo, o piloto volta ao vivo e comenta: “Eu, felizmente, não gosto de balão, não sei nem o nome direito, mas a parte [do balão] que pega fogo caiu no telhado agora. Ele [o balão] está caindo numa via de São Paulo, muito próxima da Radial Leste, um pouco depois de Itaquera. Então você vê, [o balão] já [está] causando prejuízo pro dono dessa casa. Caiu esse fogo aí no telhado”.

O que Uan não disse, ao longo de toda a transmissão, é que ele os outros três pilotos é que foram os responsáveis pela queda do balão e que ainda tiraram sarro da queda e do pequeno incêndio. “Isso é que é produzir notícia, hein. Botaram fogo na casa!”, diz o piloto não identificado, antes das entradas ao vivo de Uan, e das conversas registradas na gravação que seguem abaixo.

“Bate com o ski, bate com o ski!” ; “Fura ele!”; “Ele ganha sustentação seu eu fizer isso, besta”; “Mas vai pairando e descendo pra bater nele. Pega ele, Uan”; “Vai, vai, vai! Vixe, [você] fez nem cócega nele”; “Derrubei, derrubei, Uhu!”.

O blog Notícias da TV procurou a Record para comentar o caso, mas até o momento a emissora não se pronunciou.

*Com informações do blog Notícias da TV



No artigo

x