Temer deve ganhar primeira votação no TSE com apoio de Gilmar Mendes

Sem entrar ainda no mérito da acusação, ministros vão decidir se consideram os depoimentos da Odebrecht incluídos após a denúncia. Previsão é placar de 4 a 3 a favor do presidente  ...

360 0

Sem entrar ainda no mérito da acusação, ministros vão decidir se consideram os depoimentos da Odebrecht incluídos após a denúncia. Previsão é placar de 4 a 3 a favor do presidente

 

Por Redação                                                                                         Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

O julgamento da cassação da chapa Dilma/Temer entra no seu terceiro dia no Tribunal Superior Eleitoral, TSE. Nesta manhã, os sete ministros continuaram a discutir algumas questões preliminares, antes de entrar no mérito da condenação ou não dos candidatos. Entre essas questões, a principal é se vão aceitar a inclusão no processo dos depoimentos de executivos da Odebrecht, colhidos após a denúncia.

Pelos argumentos expostos após a exposição do relator Herman Benjamin, o placar tende a ser de quatro votos contra a medida e três a favor. Benjamin, Luiz Fux e Rosa Weber indicaram votar pela inclusão dos depoimentos. Gilmar Mendes, Napoleão Maia Filho, Tarcísio Carvalho Neto e Admar Gonzaga deram sinais de que serão contra, posição esta que esvazia as denúncia e pode favorecer Michel Temer no julgamento final de sua cassação.

Nos debates desta manhã, ficou claro que Gilmar Mendes será o fiel da balança. Às vezes concordando e em outras confrontando o relator Benjamin, Gilmar tenta aparentar neutralidade, mas em boa parte das vezes concordou com os argumentos apresentados por quem é contrário à inclusão dos depoimentos.

Confrontado pela leitura de votos do próprio Gilmar favoráveis à inclusão de novas provas quando a ação visava à perda de mandato da ex-presidente Dilma, Gilmar chegou a ser ríspido com o relator, dizendo que ele falava coisas que ele não dissera. Ou que estava interpretando mal suas palavras. Herman rebateu que apenas lia votos anteriores do ministro.

 

Debates recomeçam – Sem previsão para acabar, a sessão do TSE deve ser retomada às 14h30 de hoje. Pode ser acompanhada ao vivo pela transmissão do canal no Youtube do próprio TSE. Após a votação das questões preliminares, começa a discussão se Temer será ou não cassado.



No artigo

x