Torcida Fla Diretas será lançada em botequim no Rio

Iniciativa é do Instituto Henfil e dos fundadores da torcida do Flamengo Raça Rubro Negra, recuperando a participação de pessoas ligadas ao futebol em movimentos por diretas Por Redação...

378 0

Iniciativa é do Instituto Henfil e dos fundadores da torcida do Flamengo Raça Rubro Negra, recuperando a participação de pessoas ligadas ao futebol em movimentos por diretas

Por Redação

Trazendo de novo o movimento por eleições diretas para o mundo de futebol, no próximo domingo será lançada a torcida Fla Diretas em botequim no Rio de Janeiro. A iniciativa é do Instituto Henfil e dos fundadores da torcida do Flamengo Raça Rubro Negra.

Até onde se tem notícia, é a primeira iniciativa em defesa das eleições diretas no atual momento, mas lembra o destaque que jogadores e torcidas tiveram no movimento Diretas Já, em 1984.  Sócrates e outros jogadores da Democracia Corintiana abraçaram a causa a ajudaram a popularizar o movimento, que atingiu milhões de pessoas.

No próprio Flamengo, nas estreia do time no Campeonato Brasileiro de 1984, um grupo de torcedores que ingressou pelo setor central do antigo Maracanã estava com bandeiras da Fla Diretas, segundo o site do clube, a “primeira torcida a surgir em prol da redemocratização no período final da ditadura militar. A aparição dessa mistura irremediável de política e futebol deu as caras três meses antes da votação da Emenda Dante de Oliveira no Congresso, em abril daquele ano. Os deputados iriam decidir se o povo poderia escolher nas urnas o Presidente da República.”

Serviço – O lançamento da Fla Diretas será no próximo domingo, das 15h às 19h, no Botequim Vaca Atolada, a Embaixada Carioca, Av. Gomes Freire, 533 – Centro, Rio de Janeiro.



No artigo

x