Secretário de Doria coloca morador de rua em ônibus de volta pro Nordeste e divulga vídeo

Morador identificado apenas com Antônio estaria recebendo passagem e kit com escova de dente e toalha para voltar à sua terrinha com dignidade, segundo as palavras do secretário de Assistência Social, Filipe Sabará Por Redação...

535 0

Morador identificado apenas com Antônio estaria recebendo passagem e kit com escova de dente e toalha para voltar à sua terrinha com dignidade, segundo as palavras do secretário de Assistência Social, Filipe Sabará

Por Redação                                                                           Foto: Mastrangelo Reino/A2img

A gestão do prefeito Doria em São Paulo está começando um programa que muitas cidades do interior fazem há décadas. Pagar passagem para os moradores de rua ou usuários de droga irem para outras cidades e se livrarem do “problema”. O secretário de Assistência Social, Filipe Sabará, declarou ao UOL que o programa já existe em São Paulo, mas “a proposta é ampliar isso, mas os termos e as condições serão definidos até o fim deste mês.

Para ilustrar a nova política, o secretário fez vídeo e postou em seu facebook com um rapaz identificado apenas como Antônio, que veio de São Luiz do Maranhão em busca de oportunidade, foi parar na rua e agora está sendo levado para a rodoviária. Assista aqui. O secretário ainda faz questão de dizer que ele ganhou um “kit com toalha e escova de dente para “voltar para sua terrinha com dignidade”.

Aliás, uma visita ao Facebook do secretário é interessante para entender um pouco a ideologia de quem está administrando a cidade. A foto principal é com os braços pintados com a frase “I believe in good people”, é o governo para as “pessoas boas, ou de bem”, de preferência que saibam falar inglês.

Questionado pela reportagem se a ida de Antônio já estava sendo custeada pela Prefeitura, o secretário afirmou que “estava pagando de seu próprio bolso. E negou que esse tipo de remoção tenha “qualquer verniz higienista”. O vídeo foi postado após nova operação policial na Praça Princesa Isabel, na Cracolândia, em São Paulo, em que os moradores de rua foram removidos e voltaram para o local poucas horas depois.

 



No artigo