Mais uma gafe: Temer confunde rei da Noruega com monarca da Suécia

Numa viagem para tentar esquecer a situação no Brasil, Temer vem pagando micos. Hoje chamou o rei da Noruega, Harald V, de rei da Suécia. Antes, a agenda da Presidência da República divulgara sua ida para a República...

325 0

Numa viagem para tentar esquecer a situação no Brasil, Temer vem pagando micos. Hoje chamou o rei da Noruega, Harald V, de rei da Suécia. Antes, a agenda da Presidência da República divulgara sua ida para a República Socialista Federativa Soviética da Rússia

 

Por Redação      Foto: Temer e Rei Harald V (Beto Barata/PR)

 

Nesta sexta-feira, último dia da viagem do presidente Temer à Europa, ele cometeu mais uma gafe. Chamou o rei da Noruega, Harald V, de “rei da Suécia”em sua declaração de despedida com  a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg. Na mesma sessão, também disse que iria visitar o “parlamento brasileiro”, não a casa legislativa norueguesa, compromisso agendado para mais tarde.

“Mais uma vez, quero agradecer à vossa excelência e a todo o povo norueguês a gentileza e a delicadeza com que nos recebem. Embora voltando hoje [sexta] ao Brasil, desde já, com a reunião que tivemos ontem [quinta] com os empresários e da reunião que tivemos agora com vossa excelência e, mais adiante, com o parlamento brasileiro e, um pouco mais adiante, com sua majestade, o rei da Suécia, eu já tenho a mais firme convicção de que, embora muita rápida nossa visita, ela estreita cada vez mais os laços do Brasil com a Noruega”, disse Temer.

 

 

Mas os “micos” não aconteceram só no país nórdico. Antes da ida à Rússia, sua agenda mostrava viagem para a “República Socialista Federativa Soviética da Rússia”. Além da confusão, Temer praticamente não se encontrou com as principais autoridades russas nem fechou qualquer acordo significativo para o Brasil.

Protestos na Noruega — Se a ideia era fugir de denúncias e da situação política caótica no Brasil, a viagem também não deu muito certo. Na Noruega houve manifestação contra Temer, com cartazes pedindo respeito à democracia, aos direitos humanos e aos direitos indígenas. Dentro da residência oficial, a primeira-ministra também disse: Estamos muito preocupados com a Lava Jato. É importante fazer uma limpeza.” O governo norueguês ainda anunciou que vai cortar pela metade o repasse ao Fundo Amazônia. Serão cerca de R$ 200 milhões a menos para a proteção da floresta.



No artigo

x