Datafolha aponta liderança de Lula e crescimento de Bolsonaro

No principal cenário pesquisado para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, ex-presidente fica com 30%. Disputa pelo segundo lugar ficaria entre Bolsonaro, com 16%, e Marina Silva, com 15%. Lula levaria a eleição num segundo turno contra ex-militar  ...

210 0

No principal cenário pesquisado para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, ex-presidente fica com 30%. Disputa pelo segundo lugar ficaria entre Bolsonaro, com 16%, e Marina Silva, com 15%. Lula levaria a eleição num segundo turno contra ex-militar

 

Por Redação*        Foto: Filipe Araújo

 

Pesquisa Datafolha publicada hoje sobre eleições presidenciais mostra que o ex-presidente Lula lidera em todos os seis cenários testados. No mais provável, fica com 30%, Jair Bolsonaro, com 16%, Marina Silva, com 15%, e o governador Geraldo Alckmin aparece com 8%. Se Alckmin for trocado pelo prefeito de São Paulo, João Doria, Lula se mantém com o mesmo número, Bolsonaro cai 1%, Marina permanece com seus 15% e Doria chega a 10%.

Num hipotético segundo turno contra esses candidatos, Lula ganharia de Bolsonaro, Doria e Alckmin e empataria com Marina. O ponto negativo para Lula é que ele tem a maior rejeição entre os pesquisados, com 46%, mas a taxa tem se mantido estável dentro da margem de erro. Já o tucano Alckmin, com a segunda maior rejeição, vê o número aumentar de 28% da última pesquisa para 34% agora.

O principal movimento nos números, entretanto, é a tendência de alta de Bolsonaro. Pelo Datafolha, tinha 8% em dezembro de 2016, passou a 14% em abril e está com 16% no cenário com Geraldo Alckmin como candidato tucano.

 

*Com informações da Folha de S.Paulo



No artigo

x