Lula tem tudo para ganhar a eleição em 2018 se puder ou não disputá-la

Lula ainda é o grande personagem político do Brasil, Talvez o único. E apesar de tudo.

269 0

A eleição de 2018 é de Lula e isso está cada vez mais claro com a divulgação das últimas pesquisas. O ex-presidente já tem algo próximo de 30% do eleitorado em quase todos os cenários e no limite empata com alguém no segundo turno. Isso depois de todo o massacre a que foi submetido.

Se isso já seria suficiente para torná-lo o grande favorito do próximo pleito, há ainda outras questões que precisam ser consideradas. A primeira, é este novo dado do Datafolha mostrando o PT como o partido preferido do brasileiro com 18%.

Não é pouca coisa. Ao contrário, é muita, muitíssima. A cada cinco pessoas, uma prefere o PT. Sendo que o Brasil é recordista em partidos políticos.

Isso tem relação clara como o fato de a sigla ter se colocado na oposição ao governo Temer. Mas não só. Tem a ver com o fato de que boa parte do eleitorado começa a perceber que de fato há conexão entre o que o PT dizia que os outros partidos fariam se voltassem ao poder e o que está sendo feito agora.

Além da tentativa das reformas trabalhista e previdenciária, Temer, com PSDB e todos os outros que hoje dividem o governo, está acabando com projetos sociais, como a Farmácia Popular, diminuindo a base do Bolsa Família e privatizando tudo o que encontram pela frente.

Mas há algo mais sutil. O PT foi o grande derrotado das eleições municipais passadas. E aqueles que votaram por mudança começam a mostrar arrependimento, porque as novas gestões municipais têm tido desempenho bem abaixo do esperado.

Se isso não bastasse, a candidatura Lula ainda tem outro combustível. A crise política não vai diminuir até as próximas eleições. E a economia também não vai voltar a crescer.

Se Temer conseguir terminar esse seu mandato ilegítimo, em outubro de 2018 o Brasil estará aos cacos. E Lula mesmo que vier a ser impedido de disputar as eleições, será o grande eleitor do pleito.

Quem ele vier a indicar será o candidato favorito. Se for Ciro, Haddad, Jacques Wagner ou o seu João da Padaria.

A foto de Lula com uma frase do lado do rosto desta pessoa significará para boa parte da população a volta da qualidade de vida que ela teve e que lhe foi tungada.

Mas do jeito que a coisa vai, não será necessário esperar 2018. Moro deve soltar a sentença condenando Lula em primeira instância ainda nesta semana porque sabe que as eleições antecipadas começam a ganhar força.

E grandes manifestações podem começar a acontecer em breve.

Lula ainda é o grande personagem político do Brasil, Talvez o único. E apesar de tudo.

Em 2018 ou antes isso não será diferente. E talvez por muito tempo isso ainda perdure. Como aconteceu com Peron na Argentina.



No artigo

x