Irmão de Flávio Dino e aliado de Janot, Nicolao Dino lidera lista tríplice para assumir a PGR

Dino, que defendeu a cassação de Temer no TSE e deve sofrer resistências, foi o mais votado pelos membros da Associação Nacional de Procuradores da República para assumir a PGR em setembro, quando Janot...

298 0

Dino, que defendeu a cassação de Temer no TSE e deve sofrer resistências, foi o mais votado pelos membros da Associação Nacional de Procuradores da República para assumir a PGR em setembro, quando Janot deixa o cargo. Em segundo lugar ficou Raquel Dodge, que é bem aceita no PMDB. Tradição é que o presidente escolha o primeiro da lista, mas circunstâncias podem fazer com que Temer escolha outro nome 

Por Redação*

A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) definiu na tarde desta terça-feira (27), por meio de votação, a lista tríplice de indicados para assumir a procuradoria-geral da República em setembro, quando termina  mandato de Rodrigo Janot. Desde 2003, com o gesto do ex-presidente Lula, que a tradição é que o presidente escolha para o cargo o primeiro nome da lista. Pelas circunstâncias atuais, no entanto, é possível que Michel Temer quebre essa tradição, já que o sub-procurador geral que mais recebeu votos na ANPR foi Nicolao Dino, aliado de Janot, que acabou de encaminhar denúncia contra o presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do fato de ser aliado de Janot, Nicolao Dino é irmão de Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão e opositor ferrenho ao governo Temer, e defendeu a cassação do mandato do peemedebista no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O segundo nome mais votado pela ANPR foi o de Raquel Dodge que, nos bastidores, é apontada como uma figura simpática ao PMDB. Ela pode ser o ponto fora da curva que faça Temer quebrar a tradição de escolher o primeiro nome da lista tríplice. Em terceiro lugar ficou Mario Bonsaglia.

Confira abaixo como ficou o resultado final da votação:

Nicolao Dino – 681 votos

Raquel Dodge – 587

Mario Bonsaglia – 564

*Com informações do Jota

 



No artigo

x