Renan chama Temer de líder desta facção

Em entrevista, ex-líder do governo no Senado, Renan Calheiros, diz que governo Temer acabou. Perguntado sobre Eduardo Cunha, diz: “Michel, que era o líder dessa facção, foi alertado em vários momentos”  ...

187 0

Em entrevista, ex-líder do governo no Senado, Renan Calheiros, diz que governo Temer acabou. Perguntado sobre Eduardo Cunha, diz: “Michel, que era o líder dessa facção, foi alertado em vários momentos

 

Por Redação   Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Em entrevista publicada hoje na Folha de S.Paulo, o ex-líder do governo Temer no Senado, Renan Calheiros, rompe definitivamente com o presidente, dizendo com todas as letras que o governo acabou. E fala que Temer era a ponta visível e mais diplomática de um iceberg que está se desmanchando, perguntado se Eduardo Cunha era um dos que estavam na base desse bloco, respondeu: “Michel, que era o líder dessa facção, foi alertado em vários momentos”.

 

Leia alguns trechos das respostas de Renan:

 

Sobre Lula

Na política não se dá o direito de descartar ninguém que partilha do mesmo objetivo. Eu acompanho essas coisas pelo noticiário e já foi mais fácil condenar o Lula. Não vai ser tão fácil como alguns esperavam.

Sobre Temer e a agenda pró-mercado

Foi o maior equívoco defender uma agenda unicamente do mercado. O presidente, pela circunstância, foi colocado na cadeira de piloto de um avião sem plano de voo, sem saber de onde estava vindo nem para onde estava indo. Lá atrás os passageiros estavam aguardando sinais do comandante. Ele disse: ‘Fiquem calmos, temos um rumo, devemos chamá-lo de ponte para o futuro e vamos rapidamente, sem sobressaltos, chegar lá.’ Num primeiro momento, foi alívio e alguma esperança. Aí acontece um desastre: o avião entra numa tempestade e um raio fora do radar atinge as duas asas. O avião fica sem asas e sem turbina, o comandante passa a navegar por instrumentos e quem tenta alertá-lo passa a ser considerado inconveniente. Ele continua com a mão no manche, pisa cada vez mais fundo, e os passageiros começam a perceber que o comandante não tem noção do que acontece fora da cabine e o que querem fazer é tirar de qualquer forma o piloto porque a turbulência está cada vez mais insuportável. Ninguém aguenta mais…

Sobre a relação Temer e o PMDB

O PMDB é o maior partido do Brasil, mas tem se fragilizado com o estilo de Temer. Às vezes o presidente lida com o partido como se fosse uma imobiliária, como se pudesse ter dono. Eu jamais seria um líder de aluguel. Nunca tive e nunca terei senhorio. Por isso resolvi sair.

O iceberg Temer

O problema de Temer é que ele sempre foi a ponta mais vistosa, mais diplomática de um iceberg. As investigações implodiram a parte que ficava abaixo da linha d’água. Na hora que a parte debaixo se desintegra, a de cima naufraga. O governo nasceu com uma razão questionável do ponto de vista político, que era reanimar a economia e estabilizar a política. Mas a política nunca esteve tão caótica e a economia continua desfalecendo. O governo parece um filme de terror. As pessoas foram ver um entretenimento e estão saindo desesperadas com um filme pavoroso. Foram ver o Batman e o Charada dominou a cena.

Eduardo Cunha

Acho que o papel do Eduardo Cunha na política brasileira foi deletério. Tinha uma visão completamente distorcida da política e da representação. Isso foi terrível do ponto de vista do abuso do poder, da chantagem com atores econômicos. Michel, que era o líder dessa facção, foi alertado em vários momentos.

 



No artigo

x