Enquanto morador de rua de Porto Alegre morre de frio, prefeito faz piada com ‘zumbi’

Nelson Marchezan Júnior (PSDB) postou em seu Facebook uma imagem de um “white walker” — zumbi que habita as regiões geladas na série Game of Thrones – no Viaduto da Borges, local no centro da cidade onde...

833 0

Nelson Marchezan Júnior (PSDB) postou em seu Facebook uma imagem de um “white walker” — zumbi que habita as regiões geladas na série Game of Thrones – no Viaduto da Borges, local no centro da cidade onde moradores de rua costumam a se abrigar para se proteger do frio. Na mesma noite da postagem, morria um morador de rua por conta da queda das temperaturas 

Por Redação 

O inverno chegou de vez e, na região Sul do país, teve lugar em que até nevou. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é uma cidade que historicamente enfrenta baixíssimas temperaturas nessa época do ano e, até hoje, moradores de rua acabam morrendo de frio.

Mesmo tratando-se de um problema sério, o prefeito da cidade, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), resolveu fazer piada com o frio que, na cidade, para muitos, não chega nem perto de ser uma brincadeira. Em sua página do Facebook, na noite de domingo (16), quando os termômetros registravam em torno de 7º, o tucano postou uma montagem com um  “white walker” — zumbi que habita as regiões geladas na série Game of Thrones – no Viaduto da Borges, local no centro da cidade onde moradores de rua costumam a se abrigar para se proteger do frio.

“Atenção, Porto Alegre. Está fazendo tanto frio, que a prefeitura recebeu denúncias de um White Walker no centro da cidade”, dizia a postagem.

Acontece que, naquela mesma noite, sem assistência da prefeitura, um morador de rua sofria com as baixas temperaturas. Ele foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (17), no mesmo local retratado pela imagem de Marchezan. A principal suspeita da polícia é que o homem tenha morrido de hipotermia.

Nas redes sociais, a reação foi imediata e muitos acusam o prefeito de apenas incentivar “campanha do agasalho” no inverno e não investir em políticas públicas que, de fato, resolvam o problema.

“Caro Prefeito, antes de postar aqui revisitei tua página. Infelizmente não encontrei uma só menção ao homem em situação de rua que morreu por conta do frio nesta madrugada. Em contrapartida encontro esta triste postagem. Ela é triste, pois zomba da pobreza. Zomba da ausência total de dignidade humana que muitos moradores desta grande cidade compartilham. Ao invés de lançares uma ação real que devolva a cidadania para aqueles que partilham de tal condição, acreditas que o “humor” e a doação de agasalhos são capazes de atenuar a dor de quem nada tem”, escreveu uma internauta.

 



No artigo

x