Brasil gasta com justiça seis vezes mais que outros países

Brasil gasta 1,3% do PIB com a Justiça, enquanto em países como Alemanha e Portugal a conta é de 0,2%, segundo o senador Jorge Viana Por Redação...

167 0

Brasil gasta 1,3% do PIB com a Justiça, enquanto em países como Alemanha e Portugal a conta é de 0,2%, segundo o senador Jorge Viana

Por Redação

 

Em debate no Senado, Jorge Viana questionou os gastos da Justiça brasileira em comparação com outros países. Disse que, no Brasil, consumimos 1,3% do Produto Interno Bruto, PIB, com o sistema judiciários e comparou que, na Alemanha e em Portugal, não ultrapassa 0,2% do PIB, seis vezes menos que aqui (leia dados de outros países abaixo).

Outro ponto levantado é que, segundo Viana, um ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral lhe disse que o Conselho Nacional de Justiça, CNJ, foi criado para contar com sessenta funcionários e, hoje, trabalham lá cerca de 1.300. “Certamente com os maiores salários do país”, diz o senador. E conclui, “estamos numa marcha da insensatez e todo mundo bate palmas.”

Viana ainda destacou que quando o ex-presidente Lula assumiu, a Petrobras valia 15 bilhões de dólares e, no final de seu mandato, seu valor estava em 350 bilhões. “Aí entraram uns gatunos lá roubando. Em lugar de prender os gatunos, prenderam a empresa, estão destruindo e vendendo a empresa. Nosso país faz isso.” (Assista vídeo abaixo).

 

Gastos da país com poder judiciário (% PIB)

Brasil             1,30
Alemanha      0,20
Portugal         0,20
Chile              0,20
Colômbia       0,10
Itália               0,17
EUA               0,10

 



No artigo

x