Em agosto tem Mostra Mundo Árabe de Cinema em São Paulo; confira os destaques

A 12ª edição da tradicional mostra de cinema terá como tema principal os deslocamentos humanos de uma região do mundo tão distorcida pela indústria cultural ocidental. Com 11 filmes inéditos no Brasil, a mostra terá sessões temáticas que ajudam a desmistificar a figura do...

166 0

A 12ª edição da tradicional mostra de cinema terá como tema principal os deslocamentos humanos de uma região do mundo tão distorcida pela indústria cultural ocidental. Com 11 filmes inéditos no Brasil, a mostra terá sessões temáticas que ajudam a desmistificar a figura do povo árabe e palestino. Programe-se.

Por Redação 

Julho está acabando e, com a chegada do mês de agosto, fãs do cinema já se preparam para o que é considerado, atualmente, um dos melhores festivais de cinema de São Paulo. Trata-se da Mostra Mundo Árabe de Cinema que, este ano, chega a sua 12ª edição.

A mostra, que terá início no dia 9 de agosto e vai até o dia 16 do mesmo mês ajuda, ano a ano, a desmistificar a figura do povo árabe diante de uma indústria cultural ocidental tão hostil a essa região do mundo. Com 11 filmes inéditos no Brasil, a edição deste ano terá como tema “Os territórios que nos atravessam”, que tem por objetivo fazer com que o espectador reflita sobre a questão dos deslocamentos humanos e as conexões culturais existentes entre esses povos e tantos outros do mundo.

“Os filmes tratam do deslocamento de pessoas, assim como da reconstrução de um sentido de lugar, das dúvidas que assolam aqueles que decidem, ou são forçados, a sair. Qual o momento decisivo para aqueles que deixam suas casas? Como esta decisão é tomada? Qual a perspectiva temporal, qual a ideia de futuro para aqueles que são proibidos de retornarem às suas casas? Imagem e som são formas de permanência, de perpetuação de narrativas daqueles que migram ou que estão sujeitos ao exílio e o refúgio. Neste sentido, a Mostra trará também filmes que são registros de momentos históricos importantes, particularmente para aqueles, como os palestinos, cujos arquivos são objeto de um duplo apagamento, material e simbólico”, ressaltou o curador da Mostra, Geraldo Adriano Campos.

Entre os destaques, está o filme de abertura, o libanês “Para onde ir?” (Ila Ayn/1957), de Georges Nasser, que trata da migração de um pai de uma família libanesa – de um pequeno povoado do país – ao Brasil. O filme, que completa 60 anos, é uma das obras mais especiais da edição deste ano, não só por envolver narrar a história das famílias de milhões de brasileiros, mas também por ter sido um marco na cinematografia árabe (primeiro filme libanês exibido em Cannes) que foi restaurado digitalmente em uma cópia de excepcional qualidade.

Na sessão “Cinema Palestino”, “Fora do Quadro: Revolução até a Vitória” aborda a história e o desenvolvimento do cinema militante no Oriente Médio. O produtor Rami Nihawi, será o convidado especial da Mostra e participará de encontros com o público.

Confira, abaixo, a programação completa e, na sequência, assista aos trailers dos destaques da edição deste ano.

9 de agosto

Quarta-feira

19h00: Receptivo e cerimônia de abertura da 12a Mostra Mundo Árabe de Cinema

20h30: Exibição do filme de abertura: Para Onde Ir?

10 de agosto 

Quinta-feira

19h00: Yamo

20h30: Cinema da Vela com o diretor Rami Nihawi

21h00: My Sweet Pepper Land

11 de agosto

Sexta-feira

19h00: 3000 Noites

21h00: Fora do Quadro: Revolução até a Vitória + Sanaúd: Voltaremos

12 de agosto

Sábado

19h00: Cinzas de Sonhos

21h00: Assombrados

Concerto

22h00: Al-Mu’tamid, poeta Rei do Al-Andalus – Uma viagem por dez séculos de música

Sala São Paulo

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) à venda na Bilheteria da Sala São Paulo ou pelos demais canais da Ingresso Rápido – (11) 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br

13 de agosto

Domingo

19h00: Yamo

21h00: Para Onde Ir?

14 de agosto

Segunda-feira

19h00: Fora do Quadro: Revolução até a Vitória + Sanaúd: Voltaremos

Participação do produtor do filme Rami Nihawi e de convidados brasileiros que participaram do filme Sanaúd: Voltaremos

21h30: O Sonho

15 de agosto

Terça-feira

19h00: Não Alimente seu Cão

21h00: Cinzas de Sonhos

16 de agosto

Quarta-feira

19h00: Assombrados

21h00: Heranças

Serviço:

12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017

De 9 a 16 de agosto de 2017

Local: Cinesesc – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César São Paulo | CEP: 01413-000 | telefone:  (11) 3087-0500 –email@cinesesc.sescsp.org.br



No artigo

x