Na mesma semana em que Doria leva ovada, universidade baiana dá ‘Honóris Causa’ à Lula

João Doria (PSDB) chegou a achar que era importante na Bahia ao receber um título de outro prefeito tucano, até levar uma ovada. Na mesma semana do episódio, Lula, principal alvo dos ataques de...

2843 0

João Doria (PSDB) chegou a achar que era importante na Bahia ao receber um título de outro prefeito tucano, até levar uma ovada. Na mesma semana do episódio, Lula, principal alvo dos ataques de Doria, é agraciado com título de Doutor Honóris Causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia 

Por Redação 

Se João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo, ficou incomodado com os baianos ao ser vítima de uma “ovada” ao visitar Salvador para receber um título de outro prefeito tucano, no início da semana, agora tem mais motivos ainda para se incomodar com a população deste estado do Nordeste. A pessoa que ele mais gosta de atacar – e o faz quase diariamente -, o ex-presidente Lula, acaba de ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa por uma universidade baiana.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anunciou, nesta sexta-feira (11), que seu Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou, quase por unanimidade, a concessão da honraria ao ex-presidente. A proposta foi aprovada com 18 votos favoráveis, um contra e três abstenções.

O conselheiro Robério Ribeiro, um dos autores da iniciativa, lembrou que a honraria já tinha sido proposta por ele há alguns anos e que agora, com o apoio dos demais conselheiros, foi aprovada por ampla maioria do CONSUNI. “Este momento é, sem dúvida, de grande importância para a instituição e o homenageado, mas também para todos que participam deste momento histórico”, disse.

Durante a sessão, a relatora da Comissão Permanente de Títulos Honoríficos da UFRB,  Tatiana Velloso, apresentou o parecer favorável que analisou a proposta de Outorga do Título ao ex-presidente. Segundo o relato, diversos elementos subsidiaram o mérito a honraria, tais como a relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superior.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, comentou a decisão:“A UFRB realizará uma homenagem ao seu fundador. É o reconhecimento de uma política acertada na educação e da trajetória de Lula em favor da expansão e interiorização do ensino público superior, em especial no estado da Bahia”.

A entrega do título acontecerá em sessão solene, com a presença de Lula, no próximo dia 18.



No artigo