Porque o negacionismo do Olavo é perigoso e deve ser combatido

“Olavo defende há bastante tempo que o nazismo é de esquerda, pelo fato do Partido Nacional Socialista ter “socialista” no nome. Ele sabe que isso foi uma arma hitlerista para enganar os trabalhadores alemães....

1184 0

“Olavo defende há bastante tempo que o nazismo é de esquerda, pelo fato do Partido Nacional Socialista ter “socialista” no nome. Ele sabe que isso foi uma arma hitlerista para enganar os trabalhadores alemães. Mas a ele pouco importa”. Leia mais na coluna de Adriana Dias 

Por Adriana Dias*

Todos sabem que Olavo de Carvalho não é filósofo, nem merece o nome de professor. Mas, [e assim que ele ganha a vida] enganando pessoas com esses títulos, ele desinforma de maneira cínica e irresponsável milhares de pessoas. Não sei se atribuo sua atuação apenas ao cinismo, ou a demência, visto que sua internação psiquiátrica por seus alunos, no passado, se recusarem a aprender dança sufi, é sabida por muitos e revela um pouco de sua fragilidade mental. Daria pena, não fosse alguém que usa do verbo enganar cada vez que escreve um post.

Olavo defende há bastante tempo que o nazismo é de esquerda, pelo fato do Partido Nacional Socialista ter “socialista” no nome. Ele sabe que isso foi uma arma hitlerista para enganar os trabalhadores alemães. Mas a ele pouco importa. Sua batalha contra o marxismo faz com que ele defenda que o nazismo seja um movimento esquerdista.

Portanto, o que aconteceu em Charlottesville (EUA) quando a turba da direita, extremista, nazista, de direita se uniu, coloca todo seu plano, e seu sustento, diga-se de passagem, sob ameaça. Então, o que ele faz? Passa a negar a realidade, negando que os acontecimentos da Virginia sejam reais e chama o ato de Charlottesville de farsa, orquestrada pela esquerda.

Bem, se fosse uma farsa, a comunidade judaica internacional inteira não teria se manifestado gravemente. Quem está certo, Olavo ou os judeus? Olavo tem falado que a inquisição não matou tantos judeus. De novo, quem está certo, Olavo ou os judeus? Olavo fala que o nazismo é de esquerda, todos os historiadores judeus os chamam de direita, de extrema direita. De novo, quem está certo, Olavo ou os judeus? Ontem um seguidor de Olavo até citou os Protocolos do Sábios do Sião…

Qualquer um dos olavetes poderia se dar o trabalho de procurar na Wikipedia informações sobre o World Union of National Socialists, a associação que une todos os partidos nazistas do mundo e veria que ele é… ANTI-MARXISTA. DE EXTREMA DIREITA. Mas, parece que seus seguidores,ou tem cinismo crônico, ou deram a ele poder sobre seu saber.

Isso é perigoso. Primeiro porque negar a união das direitas em Charlottesville é assumir uma atitude de descompromisso diante do Mal. Diante de quem ignora toda noção de direito humano. E se Olavo faz isso, negando isso, ele é tão perigoso quanto eles e deve ser combatido.

*Adriana Dias é formada em Ciências Sociais e mestre e doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp. Coordena o Comitê “Deficiência e Acessibilidade, da Associação Brasileira de Antropologia. Também é membro da American Anthropological Association

 



No artigo