Juiz quer impedir universidade de conceder “Honóris Causa” a Lula

A perseguição ao ex-presidente é explícita. Depois de a maioria dos membros do Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo Baiano decidir conceder o título ao petista, que seria entregue em cerimônia nesta sexta-feira,...

809 0

A perseguição ao ex-presidente é explícita. Depois de a maioria dos membros do Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo Baiano decidir conceder o título ao petista, que seria entregue em cerimônia nesta sexta-feira, juiz acatou recurso apresentado por vereador do DEM para barrar a concessão da honraria 

Por Redação 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já recebeu títulos de doutor Honóris Causa em dezenas de universidades pelo Brasil e pelo mundo. A perseguição contra o petista é tamanha, no entanto, que agora a Justiça resolveu impedir uma universidade – que tomou a decisão por ampla maioria em seu Conselho – de conceder o título a Lula.

Nesta quinta-feira (17), o juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª  Vara Federal Cível da Bahia, deferiu uma liminar para impedir a realização da cerimônia de entrega do prêmio que seria concedida pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano nesta sexta-feira (18). A decisão atende ao recurso apresentado pelo vereador baiano Salvador Alexandre Aleluia.

“Parece existir ilegalidade do objeto ante a perceptível violação da norma administrativa; e, ademais, existir desvio de finalidade na oferta do título pois adrede sua outorga com vistas a propiciar manifestação ruidosa do réu Luis Inácio Lula da Silva no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento onde ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado ‘Brasil em Movimento’”, disse o juiz na decisão.

Lula iniciou, nesta quinta-feira, uma caravana em que irá percorrer dezenas de cidades do Nordeste brasileiro.

A decisão é liminar e ainda cabe recurso.

A Universidade ainda não se manifestou.



No artigo

x