Meio ambiente em alerta: Rio com água contaminada deixa cães azuis na Índia.

Despejo de resíduos químicos industriais, sem tratamento, pode ser a causa do “fenômeno”. Da Redação* Ao longo dos anos, a ação do homem tem...

559 0

Despejo de resíduos químicos industriais, sem tratamento, pode ser a causa do “fenômeno”.

Da Redação*

Ao longo dos anos, a ação do homem tem causado graves impactos ao meio ambiente. Desta vez, o relato vem de Taloja, subúrbio de Mumbai, na Índia. Cães que vivem nas ruas deste vilarejo estão ficam azuis após entrarem no rio Kasadi, em busca de água e comida.

Este “fenômeno” pode ter se agravado por causa do despejo de resíduos químicos das mais de mil indústrias – farmacêuticas, de alimentos e engenharia – instaladas na região que fica próxima à Mumbai.

Medições feitas pela Corporação Municipal Navi Mumbai sobre a qualidade da água apontaram que o tratamento de resíduos era inadequado. Os níveis de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) – índice de oxigênio necessário para sustentar a vida aquática – foi de 80 miligramas por litro (mg /L).

De acordo com as diretrizes da Central de Controle da Poluição da Índia, os peixes morrem quando o nível de DBO está acima de 6 mg / L. Além disso, níveis acima de 3 mg / L tornam a água inadequada para consumo humano. Desta forma, pode-se dizer que poluição presente nas águas do Kasadi tem um nível 13 vezes acima do considerado seguro. Estima-se que mais de 75 mil pessoas trabalham nesta região.

*com informações do Hindustan Times
Foto: Reprodução/Ruptly



No artigo

x