Justiça proíbe um, mas três dias depois Lula já ganha outro Honóris Causa

Ex-presidente recebeu, nesta segunda-feira (21), seu 29º título de Honóris Causa, dessa vez concedido pela Universidade Federal de Sergipe. Honraria foi entregue apenas três dias depois de um juiz ter acatado um recurso de...

1244 0

Ex-presidente recebeu, nesta segunda-feira (21), seu 29º título de Honóris Causa, dessa vez concedido pela Universidade Federal de Sergipe. Honraria foi entregue apenas três dias depois de um juiz ter acatado um recurso de um vereador do DEM para barrar a entrega do título de outra universidade 

Por Redação 

O vereador baiano Salvador Alexandre Aleluia (DEM) pode até ter conseguido, com recurso na Justiça, impedir a Universidade Federal do Recôncavo Baiano de conceder ao ex-presidente Lula o título de doutor Honóris Causa, que seria entregue na última sexta-feira (18). Mas não conseguiu impedir, no entanto, que o petista recebesse, nesta segunda-feira (21), seu 29º título, desta vez da Universidade Federal de Sergipe. (UFS)

Ovacionado pela comunidade acadêmica, Lula, em seu discurso ao receber o título, enalteceu os feitos de seu governo ao ampliar o acesso à universidade.

“Teve muito filho de rico que reclamou do programa que criamos para expandir as universidades, diziam que ia diminuir a qualidade do ensino. Isso porque, para a elite, lugar de pobre não é na universidade. Negar o acesso da maioria, ao ensino de qualidade sempre foi um projeto da elite retrógrada brasileira. Eles não queriam que filho de empregada virasse doutor, e hoje temos aqui vários filhos de empregadas e pedreiros virando médico, engenheiro”, afirmou, já com a voz rouca por conta das dezenas de discursos que vem fazendo ao longo de sua caravana pelo Nordeste, iniciada na última quinta-feira (18).

O título foi entregue pelo reitor da Universidade, Angelo Roberto Antoniolli, que reconheceu os feitos de Lula pela democratização do ensino superior e disse que este título é aguardado desde 2013.

“Antes do Reuni, a UFS tinha 10 mil alunos. Com o Reuni, hoje são 30 mil. Saímos da capital para o interior para fazer o que sabemos: ensino, pesquisa e extensão. Esse título é muito esperado desde 2013”.

Foto: Ricardo Stuckert 



No artigo

x