Ex-guerrilheira, esposa de Mujica assumirá a vice-presidência do Uruguai

Lucia Topolansky foi uma das senadoras mais votadas do último pleito e, pela legislação, assume a vice-presidência do país diante da renúncia de Raúl Sendic  Por Redação ...

1474 0

Lucia Topolansky foi uma das senadoras mais votadas do último pleito e, pela legislação, assume a vice-presidência do país diante da renúncia de Raúl Sendic 

Por Redação 

Presa na década de 70 durante a guerrilha contra a ditadura militar no Uruguai, Lucia Topolansky chega, agora, ao segundo posto mais alto na política de seu país. A esposa do ex-presidente José Pepe Mujica assumirá a vice-presidência do Uruguai por conta da renúncia de Raúl Sendic, que deixou o cargo no sábado (9) após a acusação de ter usado um cartão corporativo para fazer compras pessoas.

Pela legislação uruguaia, no caso de renúncia do vice-presidente, assume o posto o senador mais votado do último pleito, que foi o ex-presidente Mujica. Como no Uruguai não há reeleição, no entanto, o ex-presidente ficou impossibilitado de assumir o cargo e a segunda senadora mais votada foi justamente Topolansky, sua esposa.

Mujica e Topolansky são filiados ao partido de esquerda Frente Ampla e se conheceram durante a guerrilha nos anos 70. Ambos faziam parte de uma das maiores organizações da esquerda armada da época, a MLN – Tupamaros.



No artigo