“O lugar de vocês é no tronco”: Pichações racistas são encontradas em universidade do RS

Junto com as frases racistas, escritas em uma sala da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria, foram pichadas suásticas e outros tipos de ofensas. Estudantes negros promoveram manifestação contra o racismo  Por...

1202 0

Junto com as frases racistas, escritas em uma sala da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria, foram pichadas suásticas e outros tipos de ofensas. Estudantes negros promoveram manifestação contra o racismo 

Por Redação 

Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria denunciaram pichações racistas encontradas na última sexta-feira em uma sala da Faculdade de Direito da instituição. Frases como “o lugar de vocês é no tronco” e “fora negrada” foram pichadas ao lado de suásticas.

A Universidade ainda não se posicionou sobre o assunto. O Coletivo de Estudantes Negros e Negras da instituição, por sua vez, divulgou nota de repúdio.

“A universidade é um lugar hostil que reflete as relações de poder, baseadas na raça, que se dão desde a construção da sociedade brasileira, relações essas que determinaram a atual hierarquia social brasileira e qual seria o lugar de cada um nessa hierarquia. Segundo os escritos na parede do DLD, o nosso lugar seria no troco, na senzala, qualquer lugar desprezível a qual a população negra sempre esteve submetida, menos na Universidade, os séculos mudaram, evoluímos em alguns aspectos mas ainda observamos vestígios de uma cultura que matou, degradou, tirou sonhos e calou negros e negras. Mas estamos aqui, em um espaço privilegiado, e se estamos incomodando é porque estamos sendo notados, e o incômodo é o ponto de partida para mudanças, para lutar por um lugar que seja acessível a todos. Não nos calaremos, vamos até o fim”, diz o texto.

Nesta segunda-feira (18), ao logo de todo o dia, estudantes promoveram manifestações de combate ao racismo na Universidade.

Foto: Diretório Livre do Direito/UFSM



No artigo

x