Fórum desmente: Notícia de que Exército estaria planejando levante no RS é falsa

Viralizou em grupos de Whatsapp e nas redes sociais uma mensagem informando que um comboio do Exército com blindados e munições estaria a caminho da Base de Santa Maria (RS) para organizar uma intervenção...

731 0

Viralizou em grupos de Whatsapp e nas redes sociais uma mensagem informando que um comboio do Exército com blindados e munições estaria a caminho da Base de Santa Maria (RS) para organizar uma intervenção militar e que general Villas Bôas teria dito que “a paciência acabou”. É fake

Por Redação

As declarações recentes do comandante Mourão, falando sobre a possibilidade de uma intervenção militar no país, bem como rumores internos das Forças Armadas instalaram no Brasil um sinal de alerta que carrega também muitos boatos.

Um deles é a mensagem que viralizou em grupos de Whatsapp e nas redes sociais nesta segunda-feira (2). A mensagem informa que um comboio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva está se deslocando, com munições, armamentos e blindados, para a base de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de organizar uma intervenção militar. A mensagem vem ainda com uma suposta fala do general Villas Bôas, que comanda o Exército brasileiro: “Não dá mais, a paciência acabou e chegamos no limite!”.

Vários erros, no entanto, apontam que a mensagem é falsa. O primeiro deles é que o 61º Batalhão de Infantaria de Selva fica em Cruzeiro do Sul (AC), a cerca de 4500 km de Santa Maria. Não faria sentido tamanho deslocamento se há bases do Exército mais próximas do local indicado na mensagem.

Outro aspecto que desmonta a informação é que essa mesma mensagem que viralizou nas redes nesta segunda-feira (2) circula na internet desde julho, antes mesmo das declarações de Mourão.

Se receber a mensagem abaixo, não se engane, é fake.

Um comboio da 61º Batalhão de Infantaria de Selva está se deslocando em direção a Base de Santa Maria  no RS ah 250 km do maior Quartel do Brasil que fica em Santo Ângelo, levando inúmeros blindados e munições, não fixo. Com 200 caminhões. Segundo um amigo meu disse: ” Esdras não estamos fazendo instruções e nem deslocamento logístico, mas sim nos preparando pq  corda estourou, recebemos através de um boletim do alto comando do Ex, do QG DA 5ª REGIÃO, uma ordem de PDN.(Plano de Defesa Nacional).”  
Segundo  fontes que não irei revelar por questão de segurança. General Villas Boas, está na região Sul e chamou General de área Mourão Filho e usou a seguinte expressão: ” Não dá mais, a paciência acabou e chegamos no limite”!! 
Então pessoal repasse7 essa informação, pois ela procede sim, e vc não lerá isso em jornais comprados !!!
O TRANCO SERÁ FORTE !!!

 



No artigo

x