Doria desmonta parte da estrutura de atendimento da cracolândia

A GCM fez uma nova ação de menor proporção na região. Trabalhadores dos serviços de saúde sofreram agressões ao tentar evitar que os agentes agissem com truculência contra os usuários

362 0

A GCM fez uma nova ação de menor proporção na região. Trabalhadores dos serviços de saúde sofreram agressões ao tentar evitar que os agentes agissem com truculência contra os usuários

Da Redação*

De acordo com a Agência Brasil, Doria fechou parte da estrutura de atendimento a usuários de drogas na cracolândia, na Luz, região central de São Paulo. Desde a última sexta-feira, dia 6, um dos complexos de contêineres que oferecem espaço para pernoite, banheiros e atendimento psicossocial foi desativado.

O espaço começou a funcionar em junho, mas foi danificado após ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no dia 29 de setembro, quando o local foi usado para deter e revistar os moradores durante uma operação. De acordo com a prefeitura, a estrutura vai passar por uma reforma e voltará a funcionar nos próximos dias.

No entanto, a administração municipal informou que pretende deslocar os equipamentos voltados ao atendimento de usuários de drogas por causa da construção de um conjunto habitacional na área.

A estrutura que foi desativada faz parte dos complexos de contêineres que começaram a ser instalados em junho pelo Programa Redenção. A iniciativa substituiu o programa De Braços Abertos, baseado em redução de danos, implantado pela gestão de Haddad.

Nova ação

A GCM fez uma nova ação de menor proporção na região nesta terça-feira, dia 10. Segundo trabalhadores dos serviços de saúde, eles sofreram agressões ao tentar evitar que os agentes agissem com truculência contra os usuários.

Em nota, a prefeitura negou que tenha havido confronto na ação de limpeza realizada. “A limpeza de rotina na região da Luz ocorreu normalmente nesta manhã e retirou 3,3 toneladas de lixo das ruas do entorno”, diz o comunicado.

*Com informações da Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 



No artigo

x