Rio vai gritar censura nunca mais em ato pela liberdade

Só há um tipo de cultura que realmente constrói um país. É a cultura da liberdade. A cultura liberta cria a alma de uma nação”, Fernanda Montenegro.

3042 0

A partir das 10h da manhã uma programação com música, oficinas culturais, rodas de conversa e outras eventos vão ser utilizados para uma manifestação contra os ataques de parlamentares de bancadas fundamentalistas e também do Movimento Brasil Livre (MBL).

“Na Cultura estão gravadas os valores coletivos, e as suas mais diversas manifestações são expressões de nosso povo. É um elemento transformador. Por isso, as artes devem ser livres para questionar e gerar reflexão sobre nossas vidas e nossos tabus”, diz texto de apresentação do evento no facebook. Belo Horizonte e Porto Alegre também realizaram atos contra a censura às artes.

A exposição Queermuseu, montada em Porto Alegre, foi o primeiro alvo de integrantes do MBL que promoveram críticas às obras acusando os autores de promoverem a pedofilia e a zoofilia, argumento que tem alimentado a investida contra outras exposições.

O Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro, poderia ser o novo destina da exposição Queermuseu, no entanto, o prefeito Marcelo Crivella afirmou em rede social que a prefeitura da cidade não receberá as obras. “Tá vendo? Por isso que aqui no Rio a gente não quer esta exposição. Saiu no jornal que ia ser no MAR. Só se for no fundo do mar. Por que no Museu de Arte do Rio, não”, ironizou.

A Atriz Fernanda Montenegro gravou um vídeo para a campanha #342 Artes que foi publicado pela Fórum: “Tudo é cultura, inclusive a cultura de repressão. Mas só há um tipo de cultura que realmente constrói um país. É a cultura da liberdade. A cultura liberta cria a alma de uma nação”, disse.

Serviço: Arte Pela Liberdade #CensuraNuncaMais, na Praça Mauá, em frente ao Museu de Arte do Rio, das 14 às 17h. O mágico ateliê de serigrafia estará montado. Quem quiser pode levar camisetas, panos, bolsas (de preferência brancos ou de cores claras) que haverá impressões na hora.



No artigo

x